Anthony Jelonch insistiu na terça-feira que está "100%" em forma depois de ser nomeado capitão de França para o jogo desta semana do Mundial de Râguebi contra o Uruguai, menos de sete meses depois de sofrer uma grave lesão no joelho.

Jelonch rompeu um ligamento cruzado anterior na vitória das Seis Nações sobre a Escócia.

Esta é uma das 12 mudanças efetuadas pelo treinador Fabien Galthie para o jogo de quinta-feira em Lille, depois da vitória na abertura do torneio na semana passada diante a Nova Zelândia.

Jelonch assume assim o lugar de capitão em vez de Antoine Dupont.

“No início talvez eu tivesse dúvidas, mas sempre tive este Mundial em mente”, confessou Jelonch aos repórteres. “Estar de volta para este Mundial como capitão é um grande momento de orgulho para mim", acrescentou.

"Sei que o joelho está a aguentar. Agora estou 100%", destacou.

“É a equipa mais compatível em termos de frescura, motivação e parcerias”, disse por sua vez Galthie, a propósito do Uruguai.

O treinador decidiu não convocar Jonathan Danty, que estava em boa forma. "Decidimos colocar Yoram no 12º lugar devido à dinâmica que queremos na equipa", disse Galthie.

“Com o provável calendário durante setembro e outubro, a decisão de manter Yoram parece mais coerente para o Uruguai”, acrescentou.

No lado oposto de Villiere está Louis Bielle-Biarrey, de 20 anos, que se vai tornar no jogador mais jovem de França num Mundial.

No banco, Galthie escolheu Bastien Chalureau, cuja inclusão na equipa causou grande polémica antes do início do torneio, por acusações de racismo.

Depois de enfrentarem o Los Teros, os Les Bleus defrontam a Namíbia no dia 21 de setembro, antes de terminarem a campanha do Grupo A contra a Itália, no dia 6 de outubro.

Equipa (15-1)

Melvyn Jaminet; Louis Bielle-Biarrey, Arthur Vincent, Yoram Moefana, Gabin Villiere; Antoine Hastoy, Maxime Lucu; Anthony Jelonch (capitão), Sekou Macalou, Paul Boudehent; Romain Taofifenua, Cameron Woki; Dorian Aldegheri, Pierre Bourgarit, Jean-Baptiste Gros

Substitutos: Peato Mauvaka, Reda Wardi, Sipili Falatea, Bastien Chalureau, Thibaud Flament, François Cros, Baptiste Couilloud, Thomas Ramos

Treinador: Fabien Galthie (FRA)