O português António Aguilar é o novo selecionador de râguebi ‘sevens’ da Alemanha, anunciou hoje a federação germânica, Rugby Deutschland (RD), sucedendo ao sul-africano Philip Snyman, que assumiu recentemente a seleção do seu país.

Aos 44 anos, o ex-treinador do Direito e antigo selecionador português da variante de sete jogadores assume o ‘leme’ dos atuais vice-campeões europeus até ao final de 2023, mas, segundo a RD, o acordo “idealmente deve ser de longo prazo”.

“Estou muito satisfeito por termos conseguido contratar um treinador que tem um currículo impressionante e muita experiência como jogador e treinador. Estou convencido de que será uma mais-valia para nós”, disse o diretor de alta competição da RD, Manuel Wilhelm, citado pelo site daquela federação.

Como jogador, António Aguilar disputou três campeonatos do mundo de ‘sevens’ e participou em 10 edições das Sevens World Seves Series. Foi sete vezes campeão europeu, pela seleção portuguesa de ‘sevens’, e somou 96 internacionalizações de râguebi de 15, incluindo quatro jogos no Mundial de França2007.

O râguebi ‘sevens’, modalidade olímpica desde os Jogos Olímpicos Rio de Janeiro2016, está em forte crescimento na Alemanha, país que desde 2018 somou um título de campeão europeu (2019) e foi quatro vezes vice-campeão.