O selecionador de Portugal, Patrice Lagisquet, elogiou “o esforço” da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR) para colocar uma equipa portuguesa na nova competição europeia de clubes anunciada pela Rugby Europe, a Super Cup.

Em declarações à agência Lusa, o técnico francês reconheceu que “não é fácil para a FPR organizar e coordenar os campeonatos nacionais, a Taça de Portugal, a seleção e ainda os Lusitanos XV”, mostrando-se “feliz” pela iniciativa.

“É um esforço que o râguebi português tem de fazer para subir o nível. É uma boa oportunidade para ajudar os jogadores a serem mais profissionais, a melhorarem e a prepararem-se para o nível internacional. Este é o patamar que faltava entre o campeonato nacional e o râguebi internacional”, analisou o treinador.

Segundo Lagisquet, a participação dos Lusitanos XV na Rugby Europe Super Cup vai contribuir para “alargar a base de jogadores” selecionáveis para os ‘lobos’.

Nesse sentido, frisou que a equipa técnica da seleção e dos Lusitanos XV devem estar “muito próximas”, mas remeteu para a FPR a definição da estrutura técnica, apesar de assumir que vai “ajudar” e que poderá estar presencialmente “em alguns jogos”.

Segundo declarações anteriores à agência Lusa, do presidente da FPR, Amado da Silva, os Lusitanos XV serão orientados pelos treinadores portugueses da equipa técnica nacional, comandada pelo francês Patrice Lagisquet, que coordenará os trabalhos da equipa, mas sem intervenção presencial nos treinos e nos jogos.

A Super Cup é uma nova competição europeia de clubes organizada pela Rugby Europe, destinada a clubes e franquias dos países emergentes da modalidade.

Os Lusitanos XV vão disputar a Conferência Oeste, frente aos belgas Diabos de Bruxelas, aos holandeses Delta e aos espanhóis Ibéricos de Castela e Leão, equipas de franquia criadas em cada um dos países participantes.

A Conferência Este será disputada pelas franquias georgiana Black Lion e israelita Tel-aviv Heat, além do campeão e vice-campeão da Rússia, o Enisey STM e o Lokomotiv Penza, respetivamente.

Os seis jogos da fase de conferência serão jogados entre 18 de setembro e 12 de dezembro, apurando os dois primeiros classificados para as meias-finais, disputadas a uma mão, que terão lugar durante o mês de abril de 2022, no campo do vencedor de cada conferência.

A final terá lugar em maio de 2022, em data e local a designar pela Rugby Europe.

Em aberto está a possibilidade de o vencedor da Super Cup conquistar uma vaga na Challenge Cup da European Professional Club Rugby (EPCR), competição equivalente à Liga Europa do futebol, segundo o diretor-executivo da Rugby Europe, Florent Marty.