A Associação Internacional de Surf (ISA) anunciou hoje o lançamento de um fundo de solidariedade para apoiar as federações nacionais da modalidade que tenham sido afetadas pela pandemia de COVID-19.

A ISA incentiva as suas 108 federações filiadas a pedir apoio financeiro, nomeadamente para projetos que incluam a distribuição de bens como alimentos ou medicamentos, como forma de complementar a grave perda de receitas por parte de surfistas.

Os pedidos deverão ser feitos até 30 de agosto e a distribuição dos fundos terá lugar até finais de setembro.

Fernando Aguerre, presidente da ISA, reforça a ideia de missão de ‘fazer um mundo melhor através do surf' e sustenta que agora é tempo de "ajudar quem mais necessita, nesta crise global".

"Temos recursos limitados, mas queremos que a nossa comunidade global saiba que os apoiamos nestes tempos difíceis", acrescenta, no comunicado em que é divulgada a iniciativa.

"Juntos como comunidade somos mais fortes e sei que através da camaradagem e cuidado mútuo conseguiremos chegar ao outro lado da pandemia", refere ainda.

A pandemia de COVID-19 já provocou pelo menos 809 mil mortos e infetou mais de 23,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.