O português Frederico Morais qualificou-se hoje para os 16 avos de final do Boost Mobile Gold Coast Pro, primeira etapa do circuito Challenger Series de surf, ao vencer, na estreia, a sua bateria na segunda ronda, para a qual se tinha qualificado automaticamente, depois de ficar isento da primeira.

'Kikas' conquistou 10,57 pontos, batendo o norte-americano Evan Geiselman (9,87), que se mantém em prova, Josh Burke (9,4), de Barbados, e o australiano Callum Robson (6,70), no quarto 'heat'.

O surfista natural de Cascais vai disputar a presença nos oitavos de final do campeonato que está a ser disputado na Gold Coast, na Austrália, frente ao brasileiro Lucas Silveira, o australiano Jacob Wilcox e o sul-africano Adin Masencamp, na segunda bateria.

Além de Frederico Morais, que procurar regressar ao circuito mundial, que disputou em 2017, 2018 e 2021 e 2022, também Carolina Mendes, Francisca Veselko, Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot estão a disputar o Boost Mobile Gold Coast Pro.

Na segunda ronda, Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot vão disputar a sétima bateria, com a brasileira Luana Silva e a australiana Zahli Kelly.

Francisca Veselko vai defrontar a australiana Sally Fitzgibbons, a japonesa Amuro Tsuzuki e a francesa Teça Thyssen, no quinto ‘heat’, antes de Carolina Mendes enfrentar a norte-americana Alyssa Spencer, a francesa Vahine Fierro e a peruana Sol Aguirre, no sexto.

O Challenger Series qualifica os 10 primeiros homens e as cinco primeiras mulheres para os circuitos principais.

Este circuito prevê a disputa de seis provas, as duas primeiras na Austrália, durante o mês de maio, seguindo-se campeonatos na África do Sul e nos Estados Unidos antes do EDP Vissla Pro Ericeira, em Ribeira d’Ilhas, entre 01 e 08 de outubro. A competição encerra no Rio de Janeiro, no Brasil, com o Corona Saquarema Pro, entre 14 e 21 de outubro.