A surfista francesa Johanne Defay, que venceu hoje a prova de elite da Liga Mundial de Surf (WSL) na praia de Supertubos, em Peniche, expressou o seu orgulho por ser a primeira europeia a vencer o campeonato em Portugal.
"É especial. Para ser sincera, sempre sonhei em vencer em França. Mas já não temos [a etapa do circuito principal], por isso, Portugal estava definitivamente na minha lista de desejos. E é especial representar a Europa", lançou aos jornalistas a atleta olímpica.
Veja as melhores imagens do último dia
Na final frente à australiana Tyler Wright, bicampeã mundial (2016 e 2017), Johanne Defay fez 10,83 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (5,50 e 5,33), contra os 5,50 (3,33 e 2,17) da adversária, e, após receber a taça, voltou a destacar o crescimento do surf feminino na Europa nos últimos anos.
"Acho que merecemos ter mais surfistas no circuito. E estou muito feliz por representar as mulheres do surf europeu", afirmou.
Questionada sobre a importância desta vitória, Defay considerou que pode ajudá-la a embalar para o resto da temporada, depois de ter galgado quatro posições no ranking mundial, alcançando o segundo posto, com 19.490 pontos, apenas atrás da australiana Molly Picklum (20.410).
"É muito bom estar no pódio e ter aquela sensação de vitória novamente, com certeza. Cada vitória e cada lugar são diferentes, bem como as pessoas e a energia. Mas é a primeira vez que consigo tão rápido na temporada, então acho que pode ser bom para esta época", destacou.
O Meo Rip Curl Pro Portugal, terceira etapa do circuito principal da WSL, arrancou em 06 de março e terminou hoje, em Peniche, Leiria.
Depois de desafiarem Supertubos, os melhores surfistas do mundo vão competir nas etapas de Bells Beach (26 de março a 05 de abril) e Margaret River (11 a 21 de abril), ambas na Austrália, antes do corte do meio da época, no qual apenas os 22 melhores classificados do quadro masculino (dos 36 iniciais) e as 12 melhores mulheres (de 18) continuam a lutar pelo título mundial.
Seguem-se as restantes etapas de Tahiti (22 a 31 de maio), El Salvador (06 a 15 de junho), Brasil (22 a 30 de junho), Fiji (20 a 29 de agosto), e o dia das finais, em que competem os cinco primeiros de cada quadro, está marcado novamente para a Califórnia (Estados Unidos), entre 06 e 14 de setembro.
Comentários