O sétimo e antepenúltimo dia de participação portuguesa no Mundial de Juniores da ISA (International Surfing Association) ficou marcado pelo maior número de eliminações até ao momento, com cinco surfistas a terminarem a sua participação na missão a El Salvador: Jaime Veselko (sub-16), Francisco Queimado (sub-18), Gabriela Dinis, Beatriz Carvalho (sub-18 fem) e Erica Máximo (sub-16 fem).

O começo até foi auspicioso com praticamente todos a passarem a quarta ronda de repescagem, exceção feita a Beatriz Carvalho que não se encontrou com as melhores ondas no seu heat. Todavia, a quinta ronda foi ingrata para os restantes surfistas portugueses que acabaram por se despedir do Mundial salvadorenho.

Seguem agora na competição, todos nas respetivas 6ªs rondas de repescagem: Maria Salgado (sub-16 fem), Matias Canhoto (sub-16) e Francisco Ordonhas (sub-18).

David Raimundo, o selecionador nacional, chegou ao final do dia insatisfeito com dois heats em particular, de Erica Máximo e Francisco Queimado, que diz “mereciam ter passado”, mas sublinha que a equipa continua confiante e unida em redor dos três surfistas que amanhã, augura, vão ter “sucesso”:

“Tivemos vários bons momentos e começámos bem, com quatro surfistas a seguir para a repescagem 5. Depois, tivemos quatro heats onde dois deles mereciam, claramente, ter passado. A Erica perde a dois segundos do fim e o Queimado na última onda. Num total de nove heats, passámos quatro heats e devíamos ter passado seis. Mas temos ainda três atletas em prova e a equipa está toda com eles. Continuamos confiantes, pois os três que continuam em prova já provaram que têm nível para se bater com os melhores e é isso que vão fazer amanhã, com sucesso.”

Os surfistas portugueses em prova terão de disputar mais quatro heats de repescagem até à final das repescagens e, se terminarem num dos dois primeiros lugares dessa final, passam à derradeira final das medalhas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.