O surfista português Tomás Fernandes foi hoje eliminado na terceira ronda da etapa da Ericeira, do circuito mundial de qualificação, deixando, assim, os compatriotas Frederico Morais e Vasco Ribeiro como únicos representantes lusos na prova.

Na praia de Ribeira D’Ilhas, na Ericeira, o 158.º do ‘ranking’ de qualificação não teve uma prestação positiva num local que conhece bem, amealhando apenas 5,67 pontos na oitava bateria do dia, longe das pontuações conseguidas pelo australiano Soli Bailey (13,37), pelo peruano Alonso Correa (12,33) e pelo norte-americano Ian Crane (11,30).

Já os outros lusos em prova, Frederico Morais e Vasco Ribeiro, não chegaram a competir no dia de hoje, mas ‘Kikas’ já sabe que no 11.º ‘heat’ vai defrontar os australianos Jackson Baker e Kalani Ball e o havaiano Tanner Hendrickon, enquanto Vasco, na 12.ª bateria, terá de medir forças com o brasileiro Jadson André, com o norte-americano Patrick Gudauskas e com o francês Charly Martin.

Nova chamada para a conclusão da terceira ronda está agendada para sexta-feira, pelas 07:45, na praia de Ribeira D’Ilhas, na Ericeira.

O EDP Billabong Pro Ericeira, cujo período de espera termina no domingo, é uma das três etapas portuguesas do circuito mundial de qualificação e a mais ‘valiosa’, com 10.000 pontos.