O jovem surfista Tiago Stock, de 18 anos, venceu hoje as qualificações para a 10.ª edição do Capítulo Perfeito, prova na praia de Carcavelos, fechando a lista de 16 atletas portugueses e internacionais.

Tiago Stock, que protagonizou as notas mais altas de toda a prova (sete pontos na primeira ronda e oito pontos na final), superou os concorrentes António Carvalho, Bruno Mendonça, João Kopke, João Moreira, Lourenço Sousa, Santiago Graça e ainda Afonso Bandhold, que ocupou a vaga do lesionado Miguel Kilford enquanto substituto de Tomás Valente.

"Estava um pouco nervoso porque o treino de ontem [terça-feira] não me correu bem aqui em Carcavelos. Mas vim de cabeça leve e é sempre bom competir com os meus amigos, todos a sorrir e alegres dentro de água. Estou com grandes expectativas para a competição principal. Sou muito confiante quando há tubos e, conhecendo a praia como conheço, acho que consigo chegar longe e mostrar o que valho", realçou em comunicado o surfista.

Com a vitória de Tiago Stock, e já depois da votação do público para outros participantes lusos, a lista final de 16 surfistas que vão participar nesta edição do Capítulo Perfeito está oficialmente fechada.

Anthony Walsh, Aritz Aranburu, Balaram Stack, Bruno Santos, Dylan Graves, Francisca Veselko, João Maria Mendonça, Michael February, Nathan Florence, Nic von Rupp, Pedro Boonman, Rob Machado, Salvador Vala, Tiago Pires, William Alliotti e Tiago Stock são os candidatos à vitória no Capítulo Perfeito.

Os atletas permanecem em 'stand-by' à espera da chamada oficial para a competição principal, que acontecerá quando as previsões do mar e vento indicarem condições excecionais (um dia inteiro de ondas grandes, tubulares e perfeitas) na praia de Carcavelos.

Em disputa vai estar um prémio monetário global de 47.500 euros, com 40.000 euros de premiação a distribuir pelos atletas participantes e mais 7.500 euros em prémios de desempenho.

O período de espera do Capítulo Perfeito, em Cascais, começou em 09 de janeiro e decorre até 09 de março.