O ‘wild card’ português Vasco Ribeiro vai defrontar o havaiano John John Florence, líder do circuito mundial de surf, na terceira eliminatória da etapa de Peniche, antes de Frederico Morais enfrentar o taitiano Michel Bourez.

Depois de superarem a ronda de repescagem, Vasco Ribeiro, do circuito de qualificação, vai defrontar John John, atual líder do ‘ranking’ e o único surfista que pode conquistar o título mundial nesta 10.ª e penúltima etapa do circuito, no sexto ‘heat’.

Depois, Frederico Morais, 13.º da hierarquia e melhor estreante da temporada, vai disputar o acesso à quarta ronda frente a Michel Bourez, 17.º, da Polinésia Francesa, na oitava bateria da terceira ronda.

Ainda na terceira eliminatória, o sul-africano Jordy Smith, segundo do ‘ranking’, vai defrontar o australiano Josh Kerr, no sétimo ‘heat’, e o brasileiro Gabriel Medina, terceiro, vai enfrentar o australiano Ethan Ewing, no 12.º.

John John é o único com possibilidades de conquistar o título mundial nas ondas portuguesas, necessitando de vencer em Peniche e esperar que Smith não chegue aos quartos de final. Pode assegurar a vitória no circuito se chegar à final, desde que o sul-africano não chegue à quinta ronda.

O período de espera do Meo Rip Curl Pro Portugal decorre até 31 de outubro.