O tenista suíço Roger Federer assegurou hoje a presença no Masters ao apurar-se para os oitavos de final do torneio de Paris-Bercy, graças a uma vitória por duplo 6-4 frente ao sul-africano Kevin Anderson.

O suíço participará assim pelo 12.º ano consecutivo no torneio de final de época que reúne os oito melhores tenistas da temporada e que começa segunda-feira, em Londres, igualando o recorde de Ivan Lendl (1980-1991).

Desde 2002, Federer jogou sempre o Masters, torneio do qual detém o recorde de triunfos, com seis troféus.

Este ano, numa temporada por muitos considerada catastrófica para o antigo número um mundial, o suíço venceu apenas em Halle e teve de esperar até ao último torneio para assegurar a sua qualificação.

Depois da final alcançada na semana passada na sua cidade natal, Basileia, o recordista de vitórias em Grand Slams precisava apenas de um triunfo para garantir uma vaga em Londres.

Federer ainda sofreu um pequeno susto, permitindo que Anderson reduzisse uma vantagem de 5-2 no segundo “set” e dispusesse dois pontos de “break” para igualar para 5-5.

No entanto, o veterano suíço recuperou a concentração e acabou por passar aos “oitavos” do Masters de Paris-Bercy, fase em que irá encontrar o alemão Philipp Kohlschreiber.