O tenista português Henrique Rocha qualificou-se hoje para a final do torneio de Bratislava, a segunda da carreira no circuito Challenger, ao vencer o eslovaco Jozef Kovalik, quarto cabeça de série, em dois sets.

Henrique Rocha, 199.º classificado do ranking mundial, contrariou o favoritismo de um adversário posicionado muito acima na hierarquia da ATP, na qual ocupa o 119.º lugar, pelos parciais de 6-3 e 6-4, após uma hora e 32 minutos de confronto no ‘court’ em terra batida.

Aos 20 anos, o tenista português vai disputar a segunda final no circuito secundário, menos de três meses após ter conquistado o torneio de Múrcia, em Espanha, também em terra batida, ao impor-se ao georgiano Nikoloz Basilashvili no jogo decisivo, por 3-6, 7-6 (7-0) e 7-5.

Henrique Rocha vai discutir no domingo o título mais importante da carreira - uma vez que a prova espanhola é de categoria inferior ao torneio da capital eslovaca – frente ao vencedor do encontro entre o suíço Jerome Kym (número 281 do mundo) e o polaco Kamil Majchrzak (295).