O aniversariante Rafael Nadal e o número um do ténis mundial, Novak Djokovic, garantiram esta segunda-feira mais uma presença nos quartos de final de Roland Garros, nos quais defrontarão dois “novatos” já experientes Stanislas Wawrinka e Tommy Haas.

Para o suíço, vencedor do Portugal Open2013, os primeiros quartos de final de Roland Garros serão um embate com o “rei da terra batida”, que hoje venceu facilmente o japonês Kei Nishikori, por 6-4, 6-1 e 6-3, no dia em que celebrou o 27.º aniversário, assinalado pela organização com um bolo.

Nadal nunca viu a sua 56.ª vitória no torneio francês perigar, aproximando-se ainda mais do seu propósito de tornar-se o primeiro tenista de sempre a ganhar o mesmo Grand Slam por oito vezes.

«Joguei muito melhor do que nas três primeiras rondas. Comecei a ter as sensações certas com a minha direita. Senti que podia bater mais fundo e fui ficando mais confiante a cada ponto», disse o espanhol, que teve uma primeira semana difícil nos “courts” parisinos.

Na fase seguinte, o terceiro cabeça de série terá pela frente Wawrinka, protagonista do jogo do dia face a Richard Gasquet, um encontro decidido no quinto “set”, com os parciais de 6-7 (5-7), 4-6, 6-4, 7-5 e 8-6.

O triunfo do nono cabeça de série sobre o francês, sétimo pré-designado, assegurou um feito inédito: a presença de dois suíços nos quartos de final de Roland Garros, já que Roger Federer também já se apurou.

Nos “quartos” está o número um mundial, Novak Dkojovic, que sofreu um susto frente ao alemão Philipp Kohlschreiber, mas acabou por vencer pelos renhidos parciais de 4-6, 6-3, 6-4 e 6-4.

Agora o sérvio vai defrontar novamente um alemão, o veterano Tommy Haas, outro estreante nos quartos de final do torneio francês.

O tenista de 35 anos e 67 dias “dizimou” o russo Russe Mikhail Youzhny, vencendo por 6-1, 6-1 e 6-3, para tornar-se o jogador mais velho a figurar entre os últimos oito de um Grand Slam desde Andre Agassi no US Open 2005.

No quadro feminino, não houve qualquer surpresa, com as número dois e três mundiais, Maria Sharapova e Victoria Azarenka, a avançarem para a fase seguinte.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.