O tenista espanhol Rafael Nadal, de regresso à competição após sete meses de paragem forçada, bateu quinta-feira o suíço Roger Federer na “final antecipada” do torneio californiano de Indian Wells.

Em encontro dos quartos de final, que juntou dois antigos líderes do “ranking” mundial, Nadal, que já conquistou dois títulos em 2013, superiorizou-se a Federer, ainda à procura do primeiro troféu do ano, em dois “sets”, pelos parciais de 6-4 e 6-2.

Na 29.ª vez que duas das principais figuras do circuito na última década se encontraram, Nadal somou a 19.ª vitória sobre o suíço, que apresentou alguns problemas físicos nas costas.

«Julgo que Federer não estaria a 100 por cento. Mas estou muito feliz com este apuramento para as meias-finais. Foi uma vitória muito importante para mim... aliás, todas são importantes neste momento da minha carreira», admitiu, no final, o atual número cinco do Mundo.

Nas meias-finais, Nadal vai cruzar-se com o checo Tomas Berdych, jogador que perdeu 12 dos 15 frente a frente e que não vence o espanhol desde 2006.