Portugal ficou hoje em desvantagem por 2-1 no embate com a Suécia, da segunda eliminatória do Grupo I da zona Europa/África da Taça Davis em ténis, face ao desaire no embate da variante de pares, em Estocolmo.

Gastão Elias e João Sousa perderam com Markus Eriksson e Robert Lindstedt em dois ‘sets’, pelos parciais de 7-6 (8-6) e 6-2, em uma hora e 32 minutos.

Desta forma, Portugal precisa de vencer os dois últimos encontros de singulares para bater os suecos, com João Sousa, 70.º jogador mundial, a enfrentar Elias Ymer, 133.º, e, depois, Gastão Elias, 106.º, a medir forças com Mikael Ymer, 355.º.

O primeiro ‘set’ do embate de pares foi muito equilibrado e só teve três pontos de ‘break’, todos desperdiçados pela dupla portuguesa no terceiro jogo, que lideraram por 15-40.

Sem quebras de serviço, tudo foi decidido no ‘tie-break’, que os suecos começaram da melhor maneira, adiantando-se para 3-0, já com dois ‘mini breaks’. Os portugueses ainda salvaram três ‘set points’ (3-6 para 6-6), mas os anfitriões ganharam por 8-6.

No segundo parcial, os portugueses perderam o serviço logo no primeiro jogo e, no quarto, desperdiçaram quatro pontos de ‘break’ para responder. Não concretizaram nenhum e, no quinto jogo, sofreram novo ‘break’ (4-1).

No sexto jogo, Gastão Elias e João Sousa voltaram a ter mais um ponto de ‘break’, só que voltaram a falhar: tiveram nove em todo o encontro e nunca foram bem-sucedidos.

Sexta-feira, nos dois primeiros singulares, João Sousa bateu Mikael Ymer por um duplo 6-4 e, depois, Gastão Elias perdeu com Elias Ymer por 7-6 (13-11) e 6-4.

A formação das ‘quinas’, ainda composta por Pedro Sousa (117.º jogador mundial), João Domingues (198.º) e Gonçalo Oliveira (214.º jogador mundial), como suplente, precisa de vencer os suecos para disputar o ‘play-off’ de acesso ao Grupo Mundial.

Em setembro de 2017, Portugal poderia ter chegado ao Grupo Mundial, mas perdeu por 3-2 com a Alemanha, num embate realizado no Complexo do Jamor, em Oeiras.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.