Os favoritos Roger Federer e Rafael Nadal seguiram em frente na jornada de quinta-feira do US Open em ténis, num dia em que o jogador suíço voltou a sentir dificuldades.

Enquanto Federer voltou a vencer em cinco 'sets' - foi a primeira na sua carreira que venceu os dois primeiros compromissos de um 'Grand Slam' em cinco 'sets' -, ao derrotar o russo Mikhail Youzhni, Nadal, líder da hierarquia mundial, apenas cedeu o primeiro parcial.

O jogador espanhol encontrou alguma resistência por parte do japonês Taro Daniel, 121.º do mundo, tendo o nipónico triunfado no 'set' de abertura por 6-4, mas 'Rafa' respondeu e venceu os três parciais seguintes, com 6-3, 6-2 e 6-2, em 2:56 horas.

A ronda acaba marcada pela eliminação do búlgaro Grigor Dimitrov, nono do 'ranking', que se deixou surpreender pelo jovem russo Andrey Rublev, 53.º, que venceu por 7-5, 7-6 (7-3) e 6-3.

Dimitrov não deu assim continuidade ao seu bom momento, depois de ter conquistado recentemente o 'Masters 1.000' de Cincinnati, o título mais importante da sua carreira, enquanto Rublev venceu pela primeira vez um tenista do top-10 mundial, já depois de, em julho, ter conquistado o torneio croata de Umag, o qual entrou com o estatuto de 'lucky-loser', após desistência de última hora de um jogador.

No quadro feminino, a checa Karolina Pliskova, líder do 'ranking' mundial, fez valer o seu favoritismo e seguiu em frente, mas ainda teve de disputar um terceiro parcial, depois de perder para a norte-americana Nicole Gibbs o primeiro por 6-2, vencendo os dois seguintes por 6-3 e 6-4.

A ronda ficou ainda marcada pela eliminação de outras duas cabeças de série: a russa Svetlana Kuznetsova, oitava pré-designada, que perdeu diante da japonesa Kurumi Nara, por 6-3, 3-6 e 6-3, e a australiana Daria Gavrilova, 25.ª, que perdeu com a norte-americana Shelby Rogers.

Este encontro entre Rogers e Gavrilova vai entrar na história do US Open como o mais longo do quadro feminino, tendo a norte-americana vencido com os parciais de 7-6 (8-6), 4-6 e 7-6 (7-5), ao fim de 3h33 horas.