A tenista checa Petra Kvitova eliminou domingo a espanhola Garbiñe Muguruza, principal favorita à vitória no US Open, ao impor-se em apenas dois ‘sets’, por 7-6 (7-3) e 6-3, em encontro dos oitavos de final.

Kvitova, 14.ª do ‘ranking’ mundial, que regressou à competição em junho, após seis meses de ausência devido a uma grave lesão na mão esquerda, vai defrontar nos quartos de final a norte-americana Venus Williams, vencedora da quarta e última prova anual do Grand Slam em 2000 e 2001.

Apesar da eliminação, Muguruza, terceira tenista do mundo, pode ascender ao comando da hierarquia após a conclusão da prova nova-iorquina em piso rápido, mas está dependente dos resultados obtidos pela atual líder, a checa Karolina Pliskova.

A jornada do quadro feminino ficou ainda marcada pela eliminação da russa Maria Sharapova, no seu primeiro 'major' após o regresso à competição em finais de abril depois de 15 meses de suspensão por doping. A antiga número um mundial (agora 146.ª) perdeu com a letã Anastasija Sevastova, por 5-7, 6-4 e 6-2.

Entre os homens, o norte-americano Sam Querrey, 21.º da tabela ATP, dominou claramente o alemão Mischa Zverev (27.º), vencendo por 6-2, 6-2 e 6-1 e vai enfrentar nos quartos de final o sul-africano Kevin Anderson (32.º), que bateu o italiano Paolo Lorenzi, por 6-4, 6-3, 6-7 (4-7) e 6-4.

Depois de ter chegado às meias-finais em Wimbledon, Querrey é o primeiro norte-americano a chegar às meias-finais em Flushing Meadows depois de Andy Roddick em 2011.