Os tenistas Sloane Stephens, Venus Williams, Stan Wawrinka e Juan Martin del Potro garantiram hoje a qualificação para a terceira ronda do US Open, último torneio do 'Grand Slam' da temporada que está a decorrer em Flushing Meadows.

A número três mundial Sloane Stephens, de 25 anos, abriu a jornada em pleno Arthur Ashe Stadium, onde passou por apuros para levar a melhor na defesa do título do US Open diante da 'qualifier' ucraniana Anhelina Kalinina.

Em mais um dia quente e húmido em Nova Iorque, a norte-americana entrou mal no encontro frente à 134.ª colocada na hierarquia mundial e só conseguiu sentenciar o acesso à fase seguinte ao cabo de duas horas e 45 minutos, pelos parciais de 4-6, 7-5 e 6-2.

Sloane Stephens, que fez apenas um 'ás' e foi para fechar o embate, terá como próxima adversária a bielorrussa e antiga número um mundial Victoria Azarenka, bicampeã do Open da Austrália e finalista em Flushing Meadows em 2012 e 2013.

Aos 38 anos e na condição de 16.ª pré-designada, Venus Williams continua a somar vitórias em Nova Iorque, desta feita ante Camila Giorgi (40.ª WTA). A bicampeã do US Open (2000 e 2001) fechou o confronto com a italiana e quartofinalista de Wimbledon em dois 'sets', por 6-4 e 7-5.

Já qualificada para a terceira ronda, a norte-americana fica agora à espera do desfecho do encontro entre a irmã mais nova Serena, seis vezes campeã no 'major' norte-americano, e a alemã Carina Witthoeft, para conhecer a próxima 'rival'.

Tal como as norte-americanas, Stan Wawrinka, campeão do US Open em 2016, também chegou a 'tremer' frente ao jovem Ugo Humbert, de 20 anos, que registou 11 'ases' e 39 'winners', 'ofuscados' por 42 erros não forçados.

No regresso a Flushing Meadows dois anos depois - falhou a edição de 2017 por lesão e cirurgia ao joelho esquerdo -, o suíço e antigo top-5 mundial precisou de quatro 'sets' para eliminar o 'qualifier' francês e 139.º ATP, pelos parciais de 7-6 (7-5), 4-6, 6-3 e 7-5, em três horas e 20 minutos.

Depois de colocar um ponto final na primeira participação de Humbert no US Open, Wawrinka (101.º ATP), de 33 anos, vai encontrar o canadiano Milos Raonic na terceira ronda.

Juan Martin del Potro, campeão em Flushing Meadows em 2009, não fugiu à nota dominante do dia e, após dois primeiros 'sets' sem percalços, vacilou no terceiro e precisou de um 'tie-break' para bater o norte-americano Denis Kudla, por 6-3, 6-1 e 7-6 (7-4).

Após uma ausência de dois anos por lesão no pulso esquerdo, o argentino, de 29 anos, que regressou ao circuito em 2017 e atingiu as meias-finais do US Open em 2017, irá medir forças com o vencedor do desafio entre o britânico Andy Murray e o espanhol Fernando Verdasco.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.