O Ministério Público da Grécia anunciou hoje a abertura de uma investigação a um alto dirigente da vela acusado de violar há mais de 20 anos a campeã olímpica Sofia Bekatorou.

O relato de Bekatorou, ouro em Atenas2004 e bronze em Pequim2008, provocou uma indignação generalizada no país e ajudou a que outras mulheres, incluindo a vice-campeã olímpica de salto em altura Niki Bakoyianni, fizessem denúncias, através da ashtag #MeTinSophia (#EstouComSofia).

Em 1998, depois de se ter qualificado para os Jogos Sydney2000, Bekatorou, então com 21 anos, terá sido violada no quarto de hotel por Aristidis Adamopoulos, ainda hoje vice-presidente da federação de vela.

Este caso já motivou duas demissões na federação na sequência da sua reação inicial, que pareceu culpabilizar a atleta ao criticá-la por não ter feito a denúncia anteriormente e exigindo que divulgasse o nome do autor do que qualificou de “acontecimento infeliz”.

A desportista, que inclusivamente contou com o apoio público do primeiro ministro, o conservador Kyriakos Mitsotakis, respondeu que foi por este tipo de atitude que na altura sentiu não poder revelar a violação.

A dimensão do escândalo levou a federação a inverter a sua atitude, pedindo posteriormente a demissão de Adamopoulos que, entretanto, se limitou a insistir na sua inocência e a suspender funções “até que o caso fique resolvido”.

Bekatorou assegurou que tornou o seu caso público para ajudar a construir “um melhor futuro para os jovens no desporto grego”, pois entende que este não foi um caso isolado, antes “parte de um problema crónico de abuso de poder”.

A atleta vai fazer parte de uma denuncia conjunta, já que considera que a revelação de casos mais recentes facilitará a condenação de Adamopoulos.

Várias entidades já suspenderam o apoio à federação.

O primeiro-ministro helénico classificou Bekatorou como “uma olímpica de responsabilidade” por ajudar a acabar com o ciclo de silêncio e estigma com que as vítimas se deparam.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.