
A final da Taça das Nações de voleibol de praia vai decorrer em Espinho, entre 17 a 20 de julho, envolvendo duplas masculinas e femininas de oito países, anunciou hoje a Confederação Europeia de Voleibol (CEV).
O presidente da CEV, Roko Sikiric, agradeceu a “prontidão e o compromisso” da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) em “assegurar o sucesso da Taça das Nações”, para que a competição possa “continuar a prosperar e a crescer”.
A edição de 2025 da Taça das Nações da CEV culminará em Portugal, com sete duplas provenientes da fase de qualificação, juntamente com as equipas portuguesas, a competir pelo título.
Segundo os promotores, este evento, introduzido em 2022, “visa expandir as oportunidades de competição para atletas de voleibol de praia e capitalizar o sucesso da antiga Taça Continental, disputada sob o formato de país contra país”.
No ano passado, a final da Taça das Nações, realizada em Jurmala, na Letónia, serviu como evento de qualificação olímpica, tendo as equipas da França e da Republica Checa garantido a sua participação nos Jogos Olímpicos Paris2024.
Em 2022, a final decorreu em Viena, onde a Noruega e a Suíça conquistaram os títulos masculinos e femininos, respetivamente.
No início de um novo ciclo olímpico, a Taça das Nações regressa ao formato original.
A final da Taça das Nações, em meados de julho, marca o regresso de um grande evento de voleibol de praia da CEV a Portugal, que começou com o primeiro Campeonato da Europa feminino, realizado também em Espinho em 1994.
Comentários