Portugal entrou esta sexta-feira a vencer na “poule” de qualificação para o Campeonato da Europa de voleibol de 2013, derrotando hoje a seleção da Grã-Bretanha, por 3-2.
A equipa nacional, que nos próximos dias vai também defrontar, em Vila do Conde, as congéneres da Bielorrússia e Turquia, teve de se esforçar para superar a formação britânica, conquistando apenas o triunfo na "negra".
O equilíbrio dominou o primeiro parcial, com as duas equipas sempre muito próximas na marcha do marcador, embora com os ingleses a conservarem uma ligeira vantagem.
Mais concentrados na fase final, os portugueses conseguiram alguns pontos preciosos para tomarem a dianteira, muito à custa da eficácia de Valdir Sequeira, autor de sete pontos, fundamentais para o triunfo.
No segundo “set”, a formação lusa entrou galvanizada, impôs o ritmo do jogo, embora com os ingleses a não permitirem a fuga pontual.
No entanto, na fase final, os portugueses desconcentram-se, cometeram erros, sobretudo no capítulo da receção, deixando que os britânicos cavassem um ligeiro fosso, suficiente para igualarem a partida com o 1-1.
A derrota no segundo parcial terá afetado Portugal, que entrou para o terceiro “set” muito desconcentrado e a cometer erros que os ingleses aproveitaram para, rapidamente, construírem uma vantagem que chegou a cifrar-se em oito pontos.
A equipa das “quinas” ainda recuperou nos pontos finais, quando os visitantes tiraram o pé do acelerador, mas, ainda assim, não evitaram a derrota por 20-25.
No quarto “set”, a formação nacional surgiu ao melhor nível. Com uma entrada fulgurante no parcial, foi dominando o adversário e amealhando pontos sucessivos para uma vantagem confortável.
Com os britânicos a acusar algum desgaste nesta fase, Portugal conseguiu uma vitória confortável por 25-18, que precipitou o 2-2 e a decisão do jogo na "negra".
Aí, Portugal foi mais forte, mostrou concentração nos momentos decisivos e sobretudo eficácia no capítulo do remate, conseguindo o 15-10 que valeu a vitória no jogo.
No sábado, a equipa portuguesa joga frente à Bielorrússia, que hoje defronta a Turquia, numa partida agendada para as 17:30, também no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde.
Comentários