A seleção portuguesa masculina de voleibol perdeu hoje com a Bélgica na ‘negra’, por 3-2, no último jogo do Torneio 12 da fase preliminar da Golden League Europeia, ficando afastado da ‘final a quatro’.

Em Tarnów, na Polónia, a seleção precisava de bater os belgas pela diferença máxima para ultrapassar a Finlândia no quarto lugar, ou pelo menos vencer 3-1 e ‘adiar’ a decisão até domingo, ficando com o destino em mãos alheias, mas acabou fora da próxima fase.

Com nove pontos, os mesmos dos finlandeses, os portugueses já não chegam aos 10 de Espanha, que ocupa o quarto e último lugar de acesso à ‘final four’, marcada para a Croácia em 15 e 16 de junho.

Os voleibolistas lusos estiveram a vencer por 2-1, após cederem o primeiro set (25-22) e conquistarem os dois parciais seguintes (31-29 e 25-19), mas não conseguiram manter-se na frente na Arena Jaskólka, ‘casa emprestada’ da Ucrânia, que devia ser a anfitriã do Torneio 12.

Os belgas recuperaram e venceram o quarto set por 25-18, antes de se imporem na ‘negra’ por 15-11.

Alexandre Ferreira voltou a ser o melhor marcador da seleção lusa, com 20 pontos, igualado por dois belgas, num jogo em que Filip Cveticanin conseguiu quatro pontos de bloco e Lourenço Martins acabou como melhor em campo a receber.

A fase preliminar da Golden League disputa-se de 17 de maio a domingo, apresentando novo formato: as 12 seleções participantes estão divididas em 'poules' fixas, mas cada uma terá a oportunidade de ser a anfitriã de um torneio onde terá sempre adversários diferentes, num total de seis oponentes.