Valtteri Bottas venceu a Sprint Race do Grande Prémio do Brasil, conquistando assim a 20.ª ‘pole position’ da sua carreira. O piloto finlandês da Mercedes fica assim com os três pontos desta qualificação. Recorde-se que a ‘sprint race’ foi introduzida este ano.

Botas gastou 29.09,559 minutos para cumprir os 100 quilómetros regulamentares (24 voltas), deixando na segunda posição o holandês Max Verstappen (Red Bull), a 1,170 segundos, com o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) em terceiro, a 18,723 segundos.

Lewis Hamilton, que largou do último lugar esta 'sprint race', após ser desqualificação por irregularidades no DRS (sistema que permite à asa traseira ficar totalmente na horizontal nas retas de forma a aumentar a velocidade de ponta), ganhou 15 lugares e terminou em 5.º. Na corrida de domingo, será penalizado com cinco lugares na grelha de partida por ter trocado de motor, logo, irá partir da 10.ª posição. O inglês conseguiu assim minimizar os danos.

No arranque para os 100 quilómetros da prova, Bottas arrancou de segundo mas aproveitou o facto de ter melhores pneus e ter partido melhor para ganhar o primeiro posto a Verstappem, piloto da Red Bull. Só nas últimas voltas o líder do Mundial conseguiu estar em posição de atacar a liderança de Bottas mas mesmo com DRS e com melhores pneus, não conseguiu levar a melhor sobre o finlandês.

Valtteri Bottas já tinha vencido a realizada em Monza (Itália) enquanto Max Verstappen venceu a realizada em Silverstone (Inglaterra). Com a vitória de hoje, Bottas assegurou a ‘pole position’ para a corrida principal.

Para além de distribuir pontos pelos três primeiros classificados, a corrida de hoje serviu, também, para definir a grelha de partida para a corrida principal, a disputar domingo.

No campeonato, Verstappen ganhou dois pontos a Lewis Hamilton e irá partir da segunda posição da grelha no domingo, atrás de Valtteri Bottas. O seu rival na luta, Hamilton, largará do 10.º posto.

Com estes resultados, Vertappen chega à corrida principal com 21 pontos de vantagem sobre Hamilton no campeonato.

O GP do Brasil é a 19.ª corrida da temporada das 22 previstas.

*Artigo atualizado

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.