Está confirmada a notícia que vinha sendo avançada nos últimos dias: Nikita Mazepin vai mesmo deixar de ser piloto da Haas. O piloto russo deixa, assim, de ter lugar na Fórmula 1 para a nova temporada.

Em comunicado, a sua equipa, Hass, oficializou a decisão. "A Haas decidiu terminar, com efeito imediato, a parceria com a Uralkali e o contrato com o piloto Nikita Mazepin. Como toda a comunidade da F1, a nossa equipa encontra-se chocada e triste com invasão da Ucrânia e deseja uma resolução pacífica para o conflito", pode ler-se na referida nota.

Termina desta forma sem glória a passagem do jovem piloto de 23 anos, filho do magnata russo Dmitriy Mazepin, principal acionista e presidente da UralChem, empresa de fertilizantes, que tem uma fortuna avaliada em 7,7 mil milhões de dólares. Em 2021, Nikita não somou qualquer ponto nas 21 corridas que disputou, terminando apenas 16 delas e não conseguindo melhor do que um 14º lugar, no Azerbaijão, entre muitas críticas ao seu estilo de condução e muitas dúvidas em relação à sua qualidade para estar entre os pilotos que figuram no 'grande circo'.

A equipa norte-americana ainda não anunciou o nome do substituto de Mazpin, mas especula-se que a opção deverá recair sobre o brasileiro Pietro Fittipaldi, que é o atual piloto de testes da Haas.

O Mundial de Fórmula 1 de 2022 tem início marcado para 20 de março, no Bahrain. Os próximos testes de pré-época estão agendados para 10 a 12 de março, igualmente no circuito de Sakhor.