A sAw é atualmente a melhor equipa de CS: GO a nível nacional, ou pelo menos a que mais torneios participou, subindo nos rankings internacionais. A organização é recente, mas rapidamente se expandiu para outros projetos, como o de academia, com a sAw Youngsters e a formação de uma equipa de Valorant. Infelizmente ambos os projetos chegaram ao fim. No final de dezembro a sAw anunciava o fim do projeto de academia, e hoje foi a vez de colocar uma pausa nas competições de Valorant, ficando sem equipa.

A aposta na equipa de Valorant foi feita em fevereiro do ano passado, e durante os 11 meses manteve uma ligação com os Warriors, uma das equipas principais da competição, chegando mesmo a figurar no Top 16 dos qualificadores da VCT Challengers Europe, tendo feito embates importantes com equipas de gabarito mundial como a fnatic e Liquid. A equipa amealhou algumas conquistas, como a vitória da 15 Kings Invitational.

O afastamento da competição poderá estar ligado ao novo sistema de ligas regionais criadas pela Riot. Portugal foi alinhada com a Itália e Espanha no VRL Spain Rising, mas nove das 10 equipas participantes que receberam convite direto são espanholas. A equipa diz que por ter apenas uma vaga para disputar o acesso à liga, a organização preferiu não investir na equipa de Valorant, porque caso não fosse qualificada seria remetida para os escalões amadores, algo que não está nos seus objetivos, salientou em comunicado.

Relativamente aos elementos da equipa sAw Youngsters, alguns dos seus jogadores vão alinhar pela eXploit nas finais da NumberOne Season 2. A organização ficou sem equipa também em dezembro, embora ainda tivesse envolvida em competições. Segundo avança a RTP Arena, o futuro da equipa da eXploit ainda é incerto, mas para já assumiu os jogadores do projeto de José “Linko” Duro, ex-jogador da sAw Youngster e mais dois ex-companheiros: Simão “Stepa” Stepanov e Diogo “JAEPE” Fernandes.

A NumberOne tem um prize pool de 20 mil euros em disputa e também conta com a equipa portuguesa FTW na competição. O primeiro jogo realiza-se no dia 7 de janeiro contra a EC Brugge. A FTW vai jogar contra a Infinite no Grupo B.