Os fãs de futebol virtual já podem aceder a FC 25, a série da Electronic Arts anteriormente conhecida como FIFA. Tal como acontece anualmente, a EA Sports faz as atualizações dos planteis, as estatísticas dos jogadores e outras refinações para manter o jogo competitivo. FC 25 está disponível no PC e consolas.
A editora aponta a introdução de um novo modelo de inteligência artificial (FC IQ), alimentado por dados do mundo real, que influenciam as táticas dos jogadores através de novos papéis dos atletas. Trata-se de uma mudança geral nos pilares táticos do jogo para oferecer aos fãs de futebol virtual mais controlo estratégico, assim como movimentos coléticos mais realísticos.
Veja na galeria imagens de EA Sports FC 25:
Estão previstas 31 funções do jogador e ao longo da temporada a EA Sports pretende chegar às 50. Funções como construção de jogo ou adotar o papel de um segundo avançado por parte de um médio central são exemplos do que se pretende fazer. Serão opções que os jogadores mais focados vão considerar para criar táticas mais elaboradas, seja na organização do ataque, como na pressão da defesa. Obviamente que certos jogadores de renome adotam estes papeis, reforçando as funções com o sistema Role+ que o estúdio já tinha introduzido no ano passado. Ou escolher táticas pré-definidas, incluindo o tiki-taka explorado por Pepe Guardiola.
Um dos pontos principais deste ano é a introdução do modo Rush, uma nova experiência de jogo 5X5 em substituição do modo Volta. O Volta era uma experiência de futebol de rua, cheio de truques e habilidades. O formato de 5x5 mantém-se, mas agora os jogadores jogam no relvado, com regras aplicadas ao futebol de cinco, como por exemplo, as expulsões temporárias via cartão azul.
O modo Rush acaba por ser uma diminuição da escala do futebol de 11, menos exigente a nível tático e com menos preocupações na hora de formar uma equipa, para que os jogadores passem mais tempo a jogar. Pode optar pelo Football Ultimate Team Rush, em que terá de criar uma equipa de sonho com os jogadores favoritos e competir pelas recompensas. O Rush está presente também no Clubs, permitindo trocar os jogadores de IA por amigos e jogar durante a temporada na busca de um lugar nos rankings.
A base de dados de FC 25 é composta por mais de 19 mil atletas de mais de 700 clubes. Este ano a EA Sports licenciou mais de 120 estádios e cerca de 30 ligas de futebol. E ainda tem competições exclusivas, tais como as competições oficiais da UEFA, a CONMEBOL Libertadores e depois das principais ligas europeias, como a Premier League, Bundesliga, La Liga e claro, a Liga Portugal. O estúdio continua a expandir as competições ao futebol feminino, incluindo agora ainda mais ligas como a UEFA Women's Champions League, Barclays Women's Super League, a National Women's Soccer League, a Arkema Première Ligue, a Liga F e a Google Pixel Frauen-Bundesliga.
As estrelas do passado sempre fizeram parte do legado da série de futebol da EA Sports. Nomes como Zidane, Beckham, Buffon e Bellingham vão estar disponíveis com as principais estrelas da atualidade como Mbappé.
Veja o trailer:
A Electronic Arts continua a melhorar a tecnologia Hypermotion com animações dos jogadores mais detalhadas, agora de todo o corpo e não apenas os troncos, como no ano passado. O estúdio incluiu ainda uma ação de falta estratégica, para ser usada em situações drásticas, embora isso venha a resultar em cartões amarelos. De resto já mais fintas, toques de assinatura e outras manobras que contribuem para um futebol fluído, mas visualmente melhor. Também a física da bola foi melhorada e até pode ser influenciada pelas condições do tempo, de chuva e vento.
Há sempre novas novidades a chegar ao jogo nos próximos meses, esperando-se as afinações na jogabilidade e possíveis problemas a serem registados, sobretudo por quem joga nas competições de eSports.
Comentários