Na semana passada decorreu no Expocentro em Pombal a edição presencial do Moche XL Games World, um evento que marcou o regresso presencial, ainda que numa escala muito reduzida daquilo que foram os grandes palcos organizados na Altice Arena. Ficou marcado pela final nacional da Master League Portugal e outras atividades de eSports, com uma entrada gratuita a todos os interessados.

A organização tinha também anunciado que no próximo fim de semana, o evento continuaria, mas desta vez em formato digital, com transmissões diretas do Espaço Moche em Lisboa, a loja da Moche que se vai transformar numa espécie de estúdio televisivo na criação dos conteúdos no Twitch.

Pedro Silveira explicou ao SAPO TEK que esta segunda parte da edição foi concebida para ser apenas digital, convidando os fãs de eSports a assistirem online. “A iniciativa representa sobretudo o nosso compromisso com os fãs do Moche XL Games World como afirmação de que continuamos cá e que os eventos nunca vão parar”. Apesar do Web Summit ter mostrado que os eventos de grande escala já podiam ser realizados, Pedro Silveira afirma a falta de tempo para se organizar um Moche XL Games World como o da primeira edição.

A incerteza da primeira metade do ano até à vacinação, impediu a organização de mergulhar numa edição completa. Até porque segundo Pedro Silveira, a indústria do gaming não estava virado para uma participação presencial, respeitando as normas internacionais das respetivas empresas. Editoras como a Sony e Nintendo, essenciais nestes certames, já tinham excluído qualquer participação ativa nos mesmos. “Com este formato digital, e mesmo presencial numa escala menor, estamos a dizer que para o ano vamos voltar em grande forma”.

Começa hoje o qualificador aberto da 4ª edição do ESC Online Bomb Cup
Começa hoje o qualificador aberto da 4ª edição do ESC Online Bomb Cup
Ver artigo

Mas o que há para assistir? Segundo o programa do website oficial, no sábado de manhã é possível assistir à final da ESC Online Bomb Cup, o torneio de FIFA 22. À tarde, às 16h00 realiza-se um encontro de streamers, o Radio Popular XL Rivals de Valorant, com nomes como TUGATV, MeettheMyth, Kompa e MoraisHD. No final da tarde vão haver conversas com influenciadores, a passagem de alguns vídeos dos finalistas do IndieX e por fim, às 21h00, um painel onde se vão debater o futuro dos eSports. Este reúne alguns nomes ligados aos desportos eletrónicos, como Pedro Silveira, fundador da E2Tech, Raúl Faria, head da FPF eFootball, Gonçalo Louro da RTP Arena e Armando Vale, Team manager do Diogo Jota Esports. A moderação fica a cargo de Luis “Moove” Silva.

No domingo, vai realizar-se a final da Brawl League à 11h00. Às 15h00 mais um encontro de influencers para o ROG Youtubers Cup By Moche, com RicFazeres, Daizer, Jamiw Drake e Movemind. Também às 15h00 um showmatch com Pedro Tim. Pode ver todo o programa no website oficial. As transmissões serão realizadas no canal da RTP Arena.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.