Os técnicos de futebol Joca Santinho e Carlos Queirós serão homenageados sábado, em Luanda, pelo seu contributo à modalidade, num jogo que contará com a presença de antigas "estrelas" nacionais.

Organizado pela International Business Public Relations (IBPR), o acto terá lugar no Estádio dos Coqueiros, devendo a cerimónia consubstanciada na entrega de diplomas e uma pequena alocução sobre os seus feitos acontecer depois da partida entre velhas glorias, com destaque para Mendinho, Ndunguidi, Saúka, Capeló, Armando Cuca, Akwá, Miller Gomes, Stopirrá, Hélder Vicente, Tony Straga, Minhonha, Abilio Amaral e Mantorras.

De acordo com Mário Correia, responsável da IBPR, empresa de direito angolano, a iniciativa visa valorizar todos que contribuíram para o desenvolvimento do desporto no geral, começando pelo futebol, e particularmente a estas duas referências do treinamento em Angola.

“Basta olharmos para a quantidade e qualidade de jogadores que passaram por estes dois técnicos”, sustentou.

Adiantou que o projecto visa igualmente homenagear antigas figuras do hóquei em patins (6 de Outubro), os melhores guarda-redes de futebol (20 de Outubro), assim como personalidades do basquetebol e andebol, em Dezembro.

Dono de uma escola de futebol com seu nome, Joca Santinho orientou a selecção nacional de futebol e vários clubes, com destaque para o 1º de Agosto, ao passo que Carlos Queirós, que também foi seleccionador nacional, orientou, entre outras formações, o Petro de Luanda, com o qual conquistou dois títulos nacionais.