Numa altura em que se pensava que o Sporting ia disparar na liderança, depois de uma grande primeira volta, eis que aparecer o Tondela para colocar um pouco de travão na euforia leonina e relançar de novo o campeonato. Num jogo onde os extremos da Liga tocaram-se, a corda partiu ao meio e ditou uma divisão de pontos. Ficou a perder o Sporting que fica privado de Patrício (expulso com vermelho direto) para o jogo com o Paços de Ferreira e os rivais, Benfica e FC Porto, a poderem encurtar distâncias para dois pontos caso vençam os respetivos jogos. No final do empate a duas bolas com o Tondela em Alvalade, Bruno de Carvalho e Jorge Jesus dispararam contra a arbitragem de Luís Ferreira. Jogo quentinho numa noite fria em Alvalade.

Entrada a dormir...

O Sporting-Tondela tinha tudo para ser um jogo sem história. Mas o futebol já mostrou por diversas vezes que não há vencedores antecipados e tratou de contrariar a lógica do que seria o resultado esperado. Os oito pontos e o último lugar do Tondela na classificação não eram propriamente o melhor cartão de visita a Alvalade mas a formação de Petit podia agarrar-se às poucas esperanças que tinha e ao facto de ter feito o "leão" suar na primeira volta, quando perdeu por 2-1 nos descontos.

Para este jogo, Jorge Jesus fez descansar Paulo Oliveira e deu a titularidade a Ewerton. Uma decisão que viria a revelar-se pouco acertada, tantos foram os erros dos dois centrais leoninos numa noite que se esperava calmo. Parte do empate é demérito do Sporting, uma equipa que fez um primeiro tempo sem intensidade, sem velocidade, sem ideias, jogado a um ritmo muito baixo.

...e Patrício a complicar (Veja o vídeo)

Ora a displicência leonina foi fortemente penalizada aos 31 minutos quando Nathan converteu uma grande penalidade cometida por Rui Patrício sobre o próprio Nathan. O Tondela recuperou uma bola no meio-campo, Nathan foi lançado em velocidade. Envolve-se com Patrício e caiu. Luís Ferreira, árbitro do jogo, marcou grande penalidade e expulsou o guarda-redes do Sporting (quarta expulsão de Patrício com camisola do Sporting), para desespero do banco do Sporting e de Bruno de Carvalho. Gerou-se uma enorme confusão, com o presidente do Sporting a receber ordem de expulsão. Marcelo Boeck, que entrou para a baliza (Jesus tirou Bruno César), não conseguiu travar o remate.

E (quase) tudo Gelson mudou

Pedia-se um Sporting diferente no segundo tempo. E foi o que aconteceu, com a entrada de Gelson Martins para o lugar de William Carvalho (mais uma exibição muito discreta). Em quatro minutos os "leões" deram a volta ao texto, com Slimani aos 54 (remate desviou num defesa) e Gelson Martins aos 60 (Hélder Tavares falhou a interceção) a levarem Alvalade ao delírio. O mais complicado estava feito, pensaram os da casa, em mais uma reviravolta no marcador, depois de ter passado de 0-2 para 3-2 na derradeira jornada. O extremo fez o golo 5000 do Sporting no campeonato português.

Pelo meio dos dois golos do Sporting, novo sururu junto ao um dos árbitros auxiliares. Tudo por causa de um equívoco do árbitro Luís Ferreira, que marcou grande penalidade após um corte de Tikinho com a cabeça. O auxiliar teve de chamar o árbitro a razão, avisando-lhe que o corte tinha sido legal. O jogo recomeçou com reposição de bola ao solo.

Vídeo: A noite era fria mas Chamorro deixou-a mais gelada

Quando se pensava que o resultado estava feito, apareceu o empate do Tondela. Uma bola bombeada para as costas da defensiva leonina apanhou Chamorro isolado. O espanhol bateu Jefferson em velocidade e fez 2-2, para desespero dos quase 33 mil que estiveram em Alvalade.

Jesus tentou a última cartada, com a entrada de Mané mas já não havia forças para tentar algo mais. Gelson ainda teve o último fôlego, num lance em que por pouco não conseguia deixar João Mário na cara do golo.

O empate penaliza a fraca primeira parte do Sporting e premeia a forma como o Tondela encarou o jogo, lutando pelos pontos até ao último fôlego.

Reações

Bruno de Carvalho: "Esta vergonha de hoje só nos vai dar mais força"
O presidente do Sporting mostrou-se muito desagradado com o desempenho da equipa de arbitragem nomeada para apitar o jogo em Alvalade com o Tondela e defendeu a tese de que a grande penalidade e consequente expulsão de Rui Patrício foi um erro grosseiro de Luís Ferreira.

Jorge Jesus queixa-se da arbitragem com o Tondela

O treinador do Sporting mostrou-se inconformado com o empate diante do Tondela e considerou a expulsão de Rui Patrício no arranque do jogo um erra de arbitragem que acabou por prejudicar os 'leões'.

João Pereira: "Creio que no final da temporada vamos festejar"
O lateral direito leonino lamentou naturalmente o empate em Alvalade diante do Tondela por 2-2, mas deixou a garantia que o grupo liderado por Jorge Jesus tem mentalidade de campeão e no final do campeonato vai festejar a conquista do título.

Petit: "Disseram que vínhamos com o autocarro…"
O treinador do Tondela reclamou algum mérito para a sua equipa depois do empate na casa do atual líder do campeonato nacional, e fez questão de frisar que os seus jogadores mostraram personalidade na forma como encararam o jogo com o Sporting.

Gilberto Coimbra: "Anormal foi perder pontos com o Sporting no primeiro jogo"

O presidente do Tondela não concorda com as críticas de Bruno de Carvalho à arbitragem de Luís Ferreira e após o empate em Alvalade a 2-2 respondeu ao seu homólogo leonino.