Mais um fim de semana de muita ação dos portugueses nos principais campeonatos de futebol por este mundo fora. Em França confirmou-se o que há muito se esperava e o título sorriu a Vitinha, Danilo, Nuno Mendes e Renato Sanhces; pior sorte teve Raphael Guerreiro na Alemanha que, graças golpe de teatro de proporções shakesperianas, viu fugir por entre os dedos o título da Bundesliga.

Inglaterra: Fecho de contas e o drama da despromoção

Na Premier League jogou-se a 38ª e última jornada do campeonato. Com o título já entregue, faltava saber-se quais as equipas que iriam jogar na Liga dos Campeões da próxima época e quais seriam relegadas para o 'Championship'.

Na luta pela 'Champions', Diogo Jota marcou dois golos pelo Liverpool no jogo diante do já despromovido Southampton; todavia os golos do internacional português não chegaram para dar a vitória aos 'reds' que empataram a quatro golos, resultado que atirou os comandados de Jurgen Klopp para a Liga Europa da próxima época.

Melhor esteve o Manchester United de Bruno Fernandes e Diogo Dalot. Ambos foram titulares na vitória por 2-1 em casa diante do Fulham de Marco Silva e João Palhinha, com o número '8' dos 'red devils' a apontar um dos golos da equipa. A vitória permitiu à formação de Manchester segurar o terceiro lugar, e consequentemente, o lugar na 'Champions'.

Sem motivos para sorrir ficou Ricardo Pereira; o lateral direito do Leicester entrou aos 91 minutos na vitória dos 'foxes' diante do West Ham por 2-1. Apesar do triunfo, os campeões ingleses de 2015/2016 acabaram mesmo serem despromovidos à divisão inferior do futebol inglês, isto devido à vitória do Everton diante do Bournemouth, que permitiu aos 'toffees' acabarem a liga com 36 pontos, mais dois que o Leicester.

No Chelsea, João Félix entrou aos 59 minutos do encontro diante do Newcastle em Stamford Bridge. O avançado português não conseguiu desfazer o empate a um golo que se verificava aquando da sua entrada, acabando por ser esse mesmo o resultado final.

Na partida que encerrou a liga inglesa, o Arsenal recebeu e goleou o Wolverhampton por 5-0. Nos 'gunners', Fábio Vieira entrou aos 75 minutos, enquanto que nos 'Wolves', José Sá, Nélson Semedo e Matheus Nunes foram titulares, enquanto que Totti e Rúben Neves entraram na segunda parte.

França: O título mais esperado

Em França o Paris Saint-Germain confirmou o seu tri-campeonato nesta jornada após o empate em casa do Estrasburgo a um golo. Danilo, Vitinha e Renato Sanches foram titulares na equipa parisiense, que entra para a última jornada com quatro pontos de vantagem sobre o Marselha.

Já o Lille segurou o seu quarto lugar após vencer em casa o Nantes por 2-1. José Fonte foi titular na equipa de Paulo Fonseca que mantém a vantagem de um ponto sobre o Rennes na luta pela Liga Europa.

Alemanha: Golpe de teatro e no estômago

Na Bundesliga o fim de semana foi carregado de emoções. Na luta pelo título, o Borussia Dortmund entrou para a última ronda com mais dois pontos que o Bayern de Munique. A equipa de Raphael Guerreiro enfrentou em casa o Mainz e, apesar do golo do lateral português aos 69 minutos, não foi além de um empate a dois golos.

Quem beneficiou do empate acabou por ser o Bayern de Munique. Os bávaros venceram em Colónia por 1-2, com João Cancelo a entrar na segunda parte. O resultado permitiu assim ao Bayern ultrapassar o Borussia e garantir assim o seu 11º título consecutivo.

Mais abaixo o Union Berlin venceu o Werder Bremen por 1-0; Diogo Leite foi titular na formação da capital germânica e ajudou a garantir um lugar na pré-eliminatória da Liga dos Campeões da próxima época.

Itália: Rafael Leão garante 'Champions', Mourinho luta pela Liga Europa

O AC Milan venceu a Juventus por 0-1 no último domingo, resultado que garantiu aos 'rossoneri' o quarto lugar do campeonato e, por conseguinte, a presença na Liga dos Campeões, isto quando ainda falta uma jornada por disputar. Rafael Leão foi titular nos milanenses, tendo sido substituído a menos de dez minutos do final.

Já o Hellas Verona de Miguel Veloso não foi além de um empate a um golo diante do Empoli. O médio português foi titular nos 'Mastini', acabando por sair na segunda parte. A formação de Verona continua em zona de descida com os mesmos 31 pontos que o Spezia, ficando assim tudo adiado para a última ronda.

Na última jornada também se irá descobrir em que lugar ficará a AS Roma, de José Mourinho. A formação romana saiu derrotada de Florença diante da Fiorentina por 2-1, permanecendo assim no sexto lugar da classificação, a um ponto da Atalanta.

Beto e Leonardo Buta foram suplentes utilizados na derrota da Udinese em casa do Salernitana, treinado por Paulo Sousa. Os dois portugueses entraram na segunda parte mas não conseguiram evitar a derrota da formação de Udine.

Espanha: Luta até final pela manutenção

Com o campeão há muito definido, a principal luta na liga espanhola prende-se com a manutenção. À entrada da última jornada, seis equipas ainda não confirmaram a sua presença no escalão maior do futebol espanhol.

Entre as quais está o Celta de Vigo. A equipa de Gonçalo Paciência e do treinador Carlos Carvalhal complicou em muito as contas da permanência ao perder por 1-0 em casa do Cádiz; Gonçalo Paciência entrou na segunda parte mas não conseguiu evitar a derrota da formação galega que se vê assim apenas um ponto acima da linha de água.

Um pouco mais acima está o Valência, com apenas dois pontos de distância sobre a zona de despromoção. Thierry Correia e André Almeida foram titulares no empate a dois golos diante do Espanyol, resultado que ditou a despromoção da equipa catalã.

Na luta pela manutenção está também o Almeria de Dyego Sousa e Samuel Costa. Os dois foram titulares no empate a zero em casa contra o Valladolid, equipa também envolvida na discussão da permanência, e que ocupa o primeiro lugar da zona de descida.

Muito mais tranquilo está certamente o Bétis de Sevilha. William Carvalho foi titular e Rui Silva suplente não utilizado na vitória em casa do Girona por 1-2, resultado que confirma o sexto lugar e apuramento para a Liga Europa da próxima época.

Brasil: Luís Castro aumenta vantagem perante Abel Ferreira

No Brasileirão o Botafogo de Luís Castro aproveitou a mais recente jornada para aumentar a sua vantagem no topo da classificação. Os cariocas receberam e bateram o América Mineiro por 2-0, aumentando assim para cinco pontos a diferença relativamente ao segundo classificado.

Tal posição é ocupada pelo Palmeiras de Abel Ferreira. O 'verdão' não foi além de um empate a um golo em casa do Atlético Mineiro, vendo assim aumentada a sua distância em relação ao primeiro lugar.

Mais abaixo está o Cruzeiro de Pepa. Depois de um bom início de campeonato, os comandados do técnico português vão gradualmente perdendo fulgor; em casa do Flamengo, as 'raposas' não foram além de um empate a um golo, que as coloca no sexto lugar da tabela.

A meio da classificação está Pedro Caixinha e o seu Red Bull Bragantino. Os 'leões da zona' receberam e venceram o Santos por 2-0, somando nesta altura 13 pontos com oito jornadas disputadas.

Mais modesta tem sido a prestação do Cuiabá; os treinados de António Oliveira empataram a um golo em casa diante do Coritiba, último classificado do campeonato, e antigo clube do técnico português. Apesar disso, o Cuiabá está nesta altura no 15º lugar, com oito pontos.