Mais um fim de semana com muitos golos 'Made in Portugal' por esta Europa fora. Os portugueses continuam a dar cartas nos principais campeonatos europeus, num fim de semana em que marcaram Gonçalo Guedes, Diogo Jota, Tiago Tomás e Francisco Trincão. João Félix assistiu, Luís Maximiano defendeu um penálti.
A nível de treinadores, Mourinho sorriu, Bruno Lage nem por isso.
Inglaterra: Manchester City-Liverpool nas 'meias' da Taça, Wolves sofre
Em Inglaterra, o fim de semana foi de Taça mas também de acerto de calendário na Premier League. Na Taça de Inglaterra, Diogo Jota brilhou ao marcar o único golo do Liverpool no difícil triunfo diante do Nottingham Forest. Os Reds vão agora medir forças com o Manchester City nas meias-finais, equipa que goleou o Southapmton por 4-1. Bernardo e Cancelo foram titulares. Chelsea-Crystal Palace é o outro jogo das meias-finais.
Ainda em Inglaterra, o Wolverhampton tinha tudo bem encaminhado para mais um triunfo na Premier League quando a expulsão de Raul Jimenez mudou tudo. Os Wolves estiveram a vencer o Leeds por 2-0, mas viram a equipa adversária dar a volta e vencer por 3-2, com três golos marcados em superioridade numérica.
José Sá (não esteve bem), Rúben Neves (saiu no primeiro tempo lesionado), João Moutinho, Rúben Neves e Daniel Podence no onze e Fábio Silva, Trincão (entrou no 1.º tempo no lugar de Rúben Neves) e Chiquinho a entrarem no decorrer do jogo. O ex-Braga fez um dos golos do Wolverhampton, orientado pelo português Bruno Lage.
Ainda para a Premier League, Cédric Soares voltou a fazer uma sólida exibição na vitória do Arsenal sobre o Aston Villa por 1-0, no Villa Park. Os 'gunners' são 4.º, com 54 pontos, mais três que o Tottenham que tem mais um jogo.
França: PSG desaparecido em combate
O PSG continua na mó de baixo em França. Os milionários parisienses foram goleados no Principado pelo Mónaco por 3-0, jogo da Ligue 1. Gelson Martins foi titular nos monegascos, que marcaram por Ben Yedder (2) e Kevin Volland, poucos dias depois de serem afastados da Liga Europa pelo SC Braga.
Danilo e Nuno Mendes (saiu no segundo tempo) foram titulares no PSG, que mesmo assim tem a liderança intacta, com 12 pontos de vantagem sobre o Nice. O Mónaco é sétimo, a dois pontos da zona europeia.
Após eliminar o FC Porto na Liga Europa, o Lyon, com Anthony Lopes na baliza, não saiu do nulo na visita ao Reims, 12.º, e prossegue o campeonato irregular no 10.º posto, já a seis pontos dos lugares europeus.
O Lille, com José Fonte, Tiago Djaló e Xeka no onze, bateu o Nantes por 1-0 e é 6.º com 46 pontos.
Espanha: Ninguém para Guedes
Gonçalo Guedes está a fazer uma época fantástica em Espanha e já vai em 11 golos na La Liga, 13 em todas as provas. O internacional português voltou a ser decisivo no Valência, ao marcar o único golo do emblema Che diante do Elche, em partida a contar para a 29.ª jornada da Liga espanhola. O Valência está no nono lugar, com 40 pontos.
João Félix não marcou mas ajudou o Atlético Madrid a triunfar diante do Rayo Vallecano, de Bebé, por 1-0. É do avançado luso o passe para o único golo do jogo, da autoria de Koke. Com este resultado, o Atlético chega aos 54 pontos, os mesmos do Barcelona (menos um jogo), e a três pontos do segundo, que é o Sevilha.
Ainda em Espanha, o Bétis, com William Carvalho em campo, ficou-se por um nulo na visita ao Celta de Vigo. Os béticos são 5.º, com 50 pontos, o Celta é 11.º com 36.
Quem também brilhou foi Luís Maximiliano, que defendeu uma grande penalidade de Joselu quando estava 0-0 e ajudou o Granada a vencer o Alavés por 3-2. O Granada subiu ao 16.º lugar, com 28 pontos, e ultrapassou o Maiorca, que segue com 26, na luta pela manutenção.
Itália: Mourinho conquista dérbi romano
José Mourinho voltou às grandes noites ao guiar a sua AS Roma à vitória no dérbi romano diante da Lazio. Num jogo escaldante, só deu Roma, que marcou por Tammy Abraham (2) e Pellegrini. Rui Patrício foi titular nos romanos, tal como Sérgio Oliveira, que saiu aos 81 minutos. O triunfo permitiu à Roma destronar no 6.º lugar a Lazio, sexta, agora com menos dois pontos.
O AC Milan, com Rafael Leão no onze, manteve-se no topo da tabela, ao vencer na visita ao Cagliari (17.º), por 1-0, seguindo com mais três pontos que o Nápoles, que bateu a Udinese (14.ª), por 2-1 , e mais seis do que o campeão, Inter Milão, o qual se ficou por um empate 1-1, em casa, com a Fiorentina (oitava).
Já o Nápoles bateu a Udinese, por 2-1, num jogo em que o português Mário Rui assistiu Osimhen no primeiro de dois golos do nigeriano, que permitiram à equipa a reviravolta no marcador.
Alemanha: Tiago Tomás de pé quente
Na Bundesliga, Tiago Tomás está a aproveitar cada minuto do empréstimo ao Estugarda. O jovem avançado português, cedido pelo Sporting já no mercado de inverno, fez o seu terceiro golo na prova e deu a vitória à sua equipa, aos 85 minutos, diante do Augsburgo (3-2).
A vitória permitiu ao Estugarda (14.º) respirar um pouco mais na fuga à zona de descida, com a equipa a ter os mesmos 26 pontos de Augsburgo (15.º) e Hertha Berlin (16.º), e com mais um do que Arminia Bielefeld (17.º).
Raphael Guerreiro foi titular no empate do Borussia Dortmund na visita ao Colónia, na 27.ª jornada da Liga alemã de futebol. O empate deixa o Dortmund mais longe do Bayern Munique, que tem agora seis pontos de vantagem na liderança.
Brasil: treinadores portugueses continuam a brilhar
No Brasil, o Flamengo, treinado pelo português Paulo Sousa, bateu o Vasco (1-0) e está na final do Campeonato Carioca de futebol. Na final do ‘Cariocão’, a equipa de Paulo Sousa vai defrontar o Botafogo, que a imprensa diz que irá ter o luso Luís Castro no comando técnico nos próximos dias, ou o Fluminense.
Já no Campeonato Paulista, o Corinthians, de Vítor Pereira, venceu com um tento solitário de Roger Guedes na visita ao Novorizontino. O Palmeiras de Abel Ferreira empatou 1-1 perante o Bragantino.
Nos ‘quartos’, o Corinthians vai defrontar o Guarani, enquanto o Palmeiras, finalista vencido em 2021, mede forças com o Ituano.
Comentários