Um fim de semana agridoce para os portugueses a atuar no estrangeiro. A Premier League, como palco habitual dos lusos, deu a uns uma goleada história e a outros a oportunidade de fazer o gosto ao pé. Fora de Inglaterra, também houve portugueses a erguer a bandeira nacional além-fronteiras.

Venha daí conosco ao Portugueses lá fora referente ao último fim de semana desportivo.

Na Premier League, uns levam 7-0 e outros marcam golos

Um fim de semana bastante ingrato para Bruno Fernandes e Diogo Dalot no Manchester United. Em Anfield frente ao Liverpool, os portugueses tão cedo não vão esquecer a goleada histórica de 7-0 sofrida frente ao Liverpool. Do lado dos Reds, Diogo Jota entrou aos 78 minutos.

A jornada 26 começou, ainda assim, com um golo português. Bernardo Silva marcou na vitória do Manchester City por 2-0 frente ao Newcastle.

Em Londres, o novo reforço do Chelsea, João Félix, foi titular e esteve mesmo perto de marcar na vitória dos Blues por 1-0 diante o Leeds, mas o português não chegou a fazer o gosto ao pé. No rival Arsenal, Fábio Vieira foi titular num jogo de loucos com a vitória sofrida dos Gunners por 3-2 diante o Bournemouth.

Mais destaques vêm da armada portuguesa do Wolves que venceu o Tottenham por 1-0. José Sá, Nélson Semedo, Rúben Neves, Matheus Nunes e Pedro Neto foram titulares na equipa de Lopetegui enquanto que João Moutinho entrou no decorrer do encontro.

A jornada encerra esta segunda-feira com o Fulham de Marco Silva, João Palhinha e Cédric Soares a deslocarem-se ao terreno do Brentford.

Veja a classificação da Premier League

Danilo marca pelo Paris SG na Ligue 1

Em França, também houve vários portugueses em ação. Na vitória do Paris SG por 4-2 diante o Nantes, Danilo Pereira marcou com assistência de Mbappé, enquanto que Nuno Mendes e Vitinha também foram titulares.

Na deslocação ao Lens, o Lille de Paulo Fonseca teve uma dupla infelicidade para os portugueses. Não só a perda de pontos, como o auto-golo de José Fonte, que ajudou no 1-1 final. Tiago Djaló e André Gomes também foram titulares.

Em Rennes também houve portugueses em ação, mas do lado do visitante Marselha. Nuno Tavares foi titular e Vitinha entrou no decorrer do segundo tempo com vitória final por 1-0.

Veja a classificação da Ligue 1

Em Espanha, portugueses jogaram contra gigantes

Na La Liga, os portugueses do Bétis e Valência defrontaram os gigantes Real Madrid e Barcelona, respetivamente.

Na equipa de William Carvalho e Rui Silva, com o primeiro a titular, o melhor que se conseguiu foi um empate a zero golos diante os Merengues em casa.

Já na formação que conta com André Almeida e Thierry Correia, a deslocação a Camp Nou, com os dois jogadores a titulares, ditou uma derrota por 1-0.

O Celta de Vigo de Carlos Carvalhal e Gonçalo Paciência entra em campo ainda esta segunda-feira na deslocação a Osasuna.

Veja a classificação da Liga Espanhola

Na Serie A, Mourinho afinal esteve no banco e terminou a sorrir

Em Itália, destaque para o jogo grande entre Roma e Juventus. Com Mourinho autorizado a estar no banco, a equipa da casa venceu a Vechia Signora por 1-0. Rui Patrício foi titular e esteve em bom plano.

Destaque ainda para o empate a zero golos entre a Sampdoria e a Salernitana de Paulo Sousa.

Veja a classificação da Liga Italiana

Portugueses em campo na Bundesliga

Na Alemanha, houve triunfo de Raphael Guerreiro sobre André Silva. O Borussia Dortmund venceu o RB Leipzig por 2-1, mas só o avançado português foi titular e do lado dos visitantes.

Diogo Leite também foi titular no Union Berlim, mas não foi além de um empate a zero golos frente ao FC Köln.

João Cancelo, o mais recente reforço do Bayern de Munique, acabou por não sair do banco no triunfo dos Bávaros frente ao Stuttgart.

Veja a classificação da Bundesliga

Sérgio Oliveira, Jorge Jesus, Francisco Conceição, Jota e... Ronaldo noutros campeonatos

Nos palcos mais periféricos também houve portugueses em destaque.

Na Escócia, Jota voltou a destacar-se na goleada do Celtic por 5-1 diante o St. Mirren com um golo marcado.

Na Turquia, Sérgio Oliveira foi titular e na vitória do Galatasaray diante o Trabzonspor. Já o Fenerbahçe de Jorge Jesus também venceu por 2-1 na deslocação ao Kayserispor, com o técnico português a falar em "falta de verdade desportiva".

Por fim, no futebol neerlandês, Francisco Conceição apenas cumpriu um minuto na vitória do Ajax por 1-0 frente ao NEC.

Nos Campeonatos Estaduais do Brasil, sabor agridoce para os portugueses

No Brasil, os técnicos portugueses acabaram por não sorrir muito, salvo algumas exceções. O Palmeiras de Abel Ferreira empatou a zero golos na deslocação ao campo do Guarini em jogo a contar para o Campeonato Paulista. O Red Bull Bragantino de Pedro Caixinha triunfou por 3-0 diante o São Bento.

Vítor Pereira continua sem vida fácil no Flamengo, agora com uma derrota por 1-0 diante o Vasco. Também no Campeonato Carioca, Luís Castro sorriu com vitória por 3-0 do Botafogo diante o Resende.

De destacar também o empate a um golo do Bahia, de Renato Paiva, na receção ao Vitória e da derrota do Coritiba de António Oliveira (3-1) frente ao Cascavel.

Deste fim de semana está tudo visto, mas os portugueses continuam por aí bem presentes nos palcos internacionais a erguer a bandeira nacional além-fronteiras.