O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões 2018/2019 começou às 17h00 (de Portugal Continental) desta quinta-feira. Realizou-se no Fórum Grimaldi, no Mónaco, e foi transmitido em direto via "stream" no site da UEFA. Reshmin Chowdhury e Pedro Pinto foram os apresentadores da cerimónia que revelou os grupos da Liga dos Campeões, bem como os prémios do ano.

O primeiro galardoado da noite foi David Beckham. "Escolhi David Beckham para receber o prémio deste ano porque tem sido um embaixador global do futebol, promovendo o desporto e os seus valores em cada canto do planeta. O seu esforço humanitário incansável, que ajudou a vida de muitas crianças ao redor do mundo, também deve ser celebrado. Beckham é um verdadeiro ícone do futebol para a sua geração", disse Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, ao entregar o prémio Presidente a Beckham.

De seguida, foi a vez do melhor guarda-redes do ano subir ao palco. Alisson Becker (Roma e agora Liverpool) e Gianluigi Buffon (Juventus e agora PSG) também estavam nomeados mas foi Keylor Navas, o guarda-redes do Real Madrid a levar o troféu para casa.

Já o melhor defesa do ano foi Sergio Ramos, do Real Madrid, que deixou para trás os colegas de equipa Marcelo e Raphael Varane. Seguiu-se então para o prémio de melhor médio: Kevin De Bruyne (Manchester City), Toni Kroos (Real Madrid) e Luka Modrić (Real Madrid) eram os nomeados, mas foi o croata que levou a taça.

Passou-se então para o melhor avançado do ano. Lionel Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid e agora Juventus) e Mohamed Salah (Liverpool) eram os nomeados para a categoria, mas foi o português que ganhou o prémio, apesar de não estar presente na cerimónia.

Chegou então o momento mais aguardado da tarde: a altura de entregar os prémios de melhor jogador e melhor jogadora do ano. Primeiro foram as senhoras. Pernille Harder (Wolfsburg e Dinamarca), Ada Hegerberg (Lyon) e Amandine Henry (Portland Thorns/Lyon e França) eram as nomeadas. A vencedora foi Pernille Harder, que embora não tenha estado presente no Fórum Grimaldi, deixou um vídeo de agradecimento.

E na hora de revelar o melhor jogador do ano, Aleksander Ceferin subiu ao palco para anunciar o vencedor. Luka Modrić, Cristiano Ronaldo e Mohamed Salah eram os finalistas, mas foi o jogador croata quem venceu o prémio, colocando um ponto final nas três vitórias consecutivas do internacional português.

A entrega dos prémios foi intercalada com o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, onde participam o FC Porto e o Benfica.

Eis os grupos para a Liga dos Campeões:

Grupo A
Atlético Madrid
Borussia Dortmund
Monaco
Club Brugge

Grupo B
Barcelona
Tottenham
PSV Eindhoven
Inter de Milão

Grupo C
PSG
Nápoles
Liverpool
Estrela Vermelha

Grupo D
Lokomotiv Moscovo
FC Porto
Shalke 04
Galatasaray

Grupo E
Bayern de Munique
Benfica
Ajax
AEK Atenas

Grupo F
Manchester City
Shakhtar Donetsk
Lyon
Hoffenheim

Grupo G
Real madrid
Roma
CSKA Moscovo
Viktoria Plzen

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.