O Onze Estrelas (da ilha da Boavista) e o Juventude (Brava) são as duas equipas que vão estrear-se no Campeonato Nacional de futebol de Cabo Verde, cuja primeira jornada se disputa a 11 de maio, com 12 formações.
A jovem equipa de Bofareira, localidade do norte da Boavista, conta apenas com três anos de existência e conquistou o seu primeiro título regional, enquanto a Juventude conseguiu o mesmo feito na Brava em dois anos de futebol.
Para o campeonato, as duas equipas integram o Grupo A, ao lado dos campeões regionais do Sal (Académico do Aeroporto do Sal), São Ncolau (Ultramarina), São Vicente (Mindelense) e do segundo classificado de Santiago Sul (Desportivo da Praia).
O Grupo B integra os vencedores dos regionais de Santiago Sul (Sporting da Praia, campeão em título), Maio (Académico 83), Santo Antão Sul (Académica de Porto Novo), Fogo (Académica), Santo Antão Norte (Solpontense) e Santiago Norte (Scorpions).
O quadro dos vencedores do campeonato cabo-verdiano, cuja primeira edição se disputou em 1959, divide-se em duas partes, antes (15 provas) e após (37) a independência, a 05 de julho de 1975.
Até essa data, a então região da ilha de São Vicente conquistou nove títulos, repartidos pelas equipas do Mindelense (seis), Académica do Mindelo (dois) e Castilho (um).
As restantes seis edições foram ganhas pelas equipas de Santiago Sul: Sporting da Praia (dois), Travadores (dois), Boavista (um) e Académica (um).
A partir de 1975, o Sporting Clube da Praia conta com nove títulos, seguido por Mindelense (oito), Travadores de Santiago (quatro), Académica do Mindelo (três), FC Derby (três) e Boavista da Praia (três).
Castilho (São Vicente), Botafogo (Fogo), Académica da Boavista (Boavista), Amarante (São Vicente), 11 Unidos (Maio), Sal-Rei (Boavista) e Académico (Sal) têm um título nacional cada.
No cômputo geral, o Mindelense conta com 14 títulos, e o Sporting da Praia com 11.