O Mundial de futebol de 2018, que se vai disputar na Rússia, principia na quinta-feira com o sorteio em Miami, Estados Unidos, da pré-qualificação da CONCACAF, nomeadamente América do Norte, Central e Caraíbas.

A CONCACAF tem 41 membros, mas apenas 35 participam nas qualificações. As 14 seleções com menor ‘ranking’ vão lutar no fim de março pela primeira fase do sonho, que é chegar às qualificações, começando com desafios a duas ‘mãos’.

“Após o desempenho fantástico das equipas da CONCACAF no Mundial2014, refletindo no que alcançamos no Brasil, estou certo de que mais federações vão inspirar-se para atingir o máximo do seu potencial neste início de percurso para a Rússia”, disse o presidente da CONCACAF, Jeffrey Webb.

A Costa Rica foi a estrela da região ao atingir os inéditos quartos-de-final, enquanto México e Estados Unidos também passaram a fase de grupos.

Os sete vencedores da primeira ronda avançam para a segunda fase em junho quando defrontarem, também a duas ‘mãos’, as seleções entre o nono e 21.º lugares do ‘ranking’ da região, sendo que os bem-sucedidos juntam-se posteriormente às sétima e oitava equipas em seis duelos no final de agosto.

Costa Rica, México, Estados Unidos, Honduras, Panamá e Trinidad e Tobago são as seleções com melhor ‘ranking’, pelo que entram em prova apenas na fase final, a partir de novembro do próximo ano, lutando por uma das três vagas diretas - há ainda a possibilidade de uma quarta.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.