O resumo do encontro

A seleção portuguesa de futebol garantiu a nona presença, e oitava consecutiva, no Campeonato da Europa, ao vencer a Eslováquia por 3-2, em encontro da sétima jornada do Grupo J de qualificação, no Estádio do Dragão.

Gonçalo Ramos, aos 18 minutos, e Cristiano Ronaldo, aos 29 (penálti) e 72, marcaram os golos da seleção lusa, que repete as presenças em 1984, 1996, 2000, 2004, 2008, 2012, 2016 e 2020 nos campeonatos da Europa. David Hancko, aos 69, e Stanislav Lobotka, aos 80, faturaram para os eslovacos.

Cristiano Ronaldo, que regressou ao onze inicial ao lado de Gonçalo Ramos, foi homenageado pelas 200 internacionalizações. Antes da entrada das duas seleções, foi exibida uma tarja com a imagem do capitão de Portugal acompanhada pela mensagem ‘CR 200’ e, de seguida, Ronaldo foi ovacionado pelos adeptos no momento em que recebeu uma placa comemorativa, em forma de camisola, das mãos do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes.

Ainda com três jornadas por disputar, num grupo que apura os dois primeiros, Portugal, campeão europeu em 2016, passou a contar 21 pontos, contra 13 da Eslováquia, 11 do Luxemburgo, nove de Bósnia-Herzegovina, sete da Islândia e zero do Liechtenstein.

O próximo encontro de Portugal é já na segunda-feira, na Bósnia, em que o selecionador Roberto Martínez aproveitará certamente para colocar a segunda linha de jogadores em campo.

Momento

Na sétima jornada do Grupo J e debaixo de uma forte chuva na cidade do Porto, Portugal dominou desde o apito inicial, tendo inaugurado o marcador aos 18 minutos. Após assistência de Bruno Fernandes, Gonçalo Ramos cabeceou de forma exímia para o primeiro golo da noite. Um golo que deu bastante tranquilidade à turma portuguesa.

As melhores imagens

Figuras

Gonçalo Ramos: É o melhor ponta-de-lança português da atualidade. O avançado do PSG é o que faz a melhor leitura dos colegas quando estes avançam no terreno, além de um bom entrosamento.

Dúbravka: Apesar dos três golos sofridos, destaque para a grande exibição do guarda-redes eslovaco, Dúbravka, que impediu a sua seleção de ser goleada.

Curiosidades

Euro2024: Cristiano Ronaldo amplia recorde para 125 golos, Ramos chega aos sete

Golos de Ronaldo após os 30 anos dariam para ser melhor marcador de sempre de França, Espanha, Inglaterra e outras 189 seleções

Reações

A reação dos jogadores de Portugal ao apuramento: Primeiro lugar é o objetivo!

Roberto Martínez comenta apuramento e reconhece dificuldade na entrada de novos jogadores na Seleção

Cristiano Ronaldo com muita alegria pelo apuramento: "É continuar e aperfeiçoar a máquina"

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.