Após o triunfo por 2-0 sobre a Islândia, que permitiu a Portugal fazer história, o selecionador nacional, Roberto Martínez, colocou um travão na euforia no que toca à possível conquista do Euro 2024.

Apuramento perfeito: "O futebol é um desporto coletivo, apesar de o talento individual ser muito importante. Mas para um apuramento histórico como este, com dez vitórias consecutivas, são precisos valores pessoais, compromisso, um balneário forte como o nosso. Para um treinador e equipa técnica esse é o aspeto que dá mais satisfação."

Já tinha logrado um apuramento perfeito ao leme da Bélgica. Qual saboreou mais? "São todos importantes. No futebol crias memórias, o apuramento foi um passo em frente. Em março temos estágio para preparar o Europeu e gostaria que este apuramento contribua para um Euro 2024 de grande nível."

Dificuldades para escolher os convocados, entre tanta qualidade: "É muito difícil. Temos jogadores com muitas valências. São mais de 30 que demonstraram isso. Vem aí um período muito difícil, de trabalhar muito, de muita informação e responsabilidade. Mas com tristeza também pelos jogadores que não podem entrar na convocatória."

O que esperar do Euro 2024: "Hoje foi uma memória especial, os adeptos criaram um ambiente espetacular. Agora precisamos de crescer, o Europeu é um torneio diferente. Temos de estar juntos, crescer e desfrutar do caminho."

Promete ser campeão? "No futebol, só podemos prometer trabalho e tentar tudo. Depois veremos. Não podemos prometer o que não podemos controlar."