Depois de fazer história ao tornar-se na primeira equipa portuguesa de sempre a atingir os quartos de final de uma competição europeia de clubes de futebol feminino, o Benfica ficou esta terça-feira a saber que pela frente nessa fase da edição 2023/24 da Liga dos Campeões feminina vai ter o Lyon, um dos crónicos vencedores da prova.

Segundas classificadas o grupo na fase de grupos, as águias vão jogar em casa, a 19 ou 20 de Março, a partida da primeira mão. A segunda mão será uma semana depois, 26 ou 27 de Março, em França.

O Lyon, equipa mais titulada da prova, com oito troféus, ocupa atualmente o segundo posto do ranking UEFA. É o atual campeão de França e na fase de grupos venceu o Grupo B, com quatro vitórias e dois empates (venceu fora o Slavia Praga por 9-0, em casa o fora o St. Pölten por 3-1 e 1-0, e em casa o Brann por 1-0, empatando com o Brann fora de portas e com o Slavia Praga em casa, na sexta e última jornada.

Com o apuramento para estes quartos de final também fez história, ao igualar o recorde do Arsenal de 15 presenças nesta fase da competição.

As encarnadas ficaram igualmente a saber que se seguirem em frente irão enfrentar nas meias-finais as vencedoras do embate entre Hacken e Paris Saint-Germain.

Resultado do sorteio

Quartos-de-final

Brann - Barcelona

Benfica - Lyon

Ajax - Chelsea

Hacken - Paris Saint-Germain

Meias-finais

Brann ou Barcelona - Ajax ou Chelsea

Benfica ou Lyon - Hacken - Paris