Com recurso ao desempate através da marcação de grandes penalidades, a equipa da Académica do Lobito, apurou-se para as meias-finais da Taça de Angola, ao vencer o Saurimo FC nos 16 avos de final por 4-3, no estádio municipal das Mangueiras.
A equipa da casa, dominou quase toda a primeira parte, criando maiores oportunidades de golo ante uma defesa do Académica do Lobito que se mostrava coesa e em sintonia, anulando todas as investidas dos donos da casa.
Aos 12 minutos, Ibra obrigou o guarda-redes Fani a fazer uma defesa apertada depois de um remate forte fora da área, cedendo assim o primeiro canto da partida.
O Saurimo FC voltou a ameaçar a baliza dos lobitangas, quando o inconformado Ibra, aos 19 minutos, recebeu um passe de Samafunda na ala esquerda, este rematou de primeira para uma defesa espectacular de Fani.
Daí em diante assistiu-se a um jogo sem muitas emoções. As duas equipas pareciam jogar apenas para o empate e decidirem o jogo nas grandes penalidades, com os “Lundas” a tentar muitas vezes chegar à área do Académica do Lobito, mas a defesa liderada por Tshabalala anulava todas as jogadas de contra-ataque.
No reatamento, a Académica do Lobito mostrou mais atitude e vontade de vencer no tempo regulamentar, tendo se aproveitado do nervosismo e da fragilidade defensiva dos Lundas.
Aos 65 e 69 minutos, Márcio Luvambo e Gaucho tiveram oportunidades para colocar a equipa em vantagem, mas viram o guarda-redes Anselmo a negar os golos com duas defesas apertadas.
No final da partida os dois conjuntos faziam jogadas de contenção, procurando não sofrer golos para resolver a passagem á fase seguinte na marca de grandes penalidades.
Na marcação das grandes penalidades, os “estudantes” foram felizes em marcar quatro , enquanto os “Lundas”, mesmo em casa com apoio dos adeptos concretizaram apenas três dos cinco golos possíveis.
Em cada fase desta, que é a segunda maior prova de futebol nacional, disputa-se apenas uma mão.
Comentários