Dois jogos envolvendo equipas da capital do país (Interclube-1º de Agosto e Petro Atlético-Kabuscorp do Palanca) vão dominar este fim-de-semana o regresso do campeonato nacional de futebol da I divisão, com a disputa da última jornada da primeira volta.

As emoções da principal competição futebolística do país regressam, após 34 dias de interregno, devido ao compromisso da seleção de honras nas eliminatórias de acesso ao campeonato do mundo de 2014 e eliminatórias da Taça CHAN2014.

"Polícias" e "militares" enfrentam-se sábado no estádio 22 de Junho, num confronto em que o Interclube vai procurar consolidar a vantagem de resultados alcançada na edição de 2012, tendo empatado (1-1) no primeiro turno e vencido 1-0 depois. O 1º de Agosto, segundo classificado com 29 pontos, vai atrás da desforra sobre o seu opositor que ocupa o quinto posto com  22.

O estádio 11 de Novembro alberga o confronto entre Petro e Kabuscorp do Palanca, respectivamente, sexto e primeiro colocados, com 36 e 20 pontos.

O Kabuscorp pretende manter a invencibilidade, enquanto o Petro tenta recuperar os pontosperdidos nas últimas rondas. No Girabola2012 os dois conjuntos empataram (1-1) nas duas voltas.

O Recreativo do Libolo do Kwanza Sul (campeão nacional), a viver momento de instabilidade de resultados positivos, o que originou o afastamento do técnico português Henrique Calisto (substituído pelo angolano Miller Gomes), desloca-se a Luanda ao encontro do Atlético Sport Aviação (ASA), também à procura da tranquilidade classificativa.

Na tabela, os bi-campeões nacionais são nonos enquanto os “aviadores” em décimos quintos e penúltimos.

O FC Bravos do Maquis, terceiro colocado com 27, recebe o Sagrada Esperança da Lunda Norte, quarto (24), numa partida das principais referências do futebol do leste do país.

O angolano Zeca Amaral (duas vezes campeão pelo Libolo), que aproveitou o interregno do campeonato para estagiar em Moçambique terá de armar um conjunto para suplantar os intentos “lundas”, tecnicamente comandados pelo português António Caldas.

Outros encontros envolvem as equipas do Porcelana FC do Kwanza Norte (13º - 14p) ao 1º de Maio de Benguela (10º - 15p), o Santos FC (16º - 10p) recebe o Atlético do Namibe (14º - 14p), o Recreativo da Cahala do Huambo (7º - 20p) tem a visita Benfica de Luanda (12º - 14p) e o Desportivo da Huíla (11º - 15p) recebe o Progresso do Sambizanga (8º -17p).