O Nápoles adiou a festa do título na Serie A no passado fim de semana, ao empatar em casa com a Salernitana, mas pode já esta quarta ou quinta-feira, selar essa tão ansiada conquista, sendo o primeiro clube a sagrar-se campeão nacional 2022/23 entre os principais países europeus.
E nas restantes Ligas europeias, como vão as coisas? A poucas jornadas do fim da Premier League inglesa, da Bundesliga alemã, da La Liga espanhola, da Serie A italiana, da Ligue 1 francesa, da Liga portuguesa e da Eredivisie neerlandesa fazemos um ponto de situação e olhamos para o que já está praticamente resolvido e para onde poderemos ter emoção até ao fim.
Itália: Nápoles quase, quase campeão
Na Serie A italiana, o Nápoles falhou o primeiro match-point no passado domingo, ao deixar-se empatar perto do fim na receção à Salernitana de Paulo Sousa, num jogo em que um triunfo selaria a conquista do título.
Mas esse que será apenas o terceiro título de campeão de Itália da história dos napolitanos - e o primeiro em mais de 30 anos, desde os tempos de Maradona - pode ficar garantido já esta quarta-feira, sem que o Nápoles precise, sequer, de entrar em campo. É que, a seis jornadas do fim, os pupilos de Luciano Spalletti lideram a classificação com uns impressionantes 18 pontos de avanço sobre a Lazio, com precisamente 18 pontos em jogo.
Quer isto dizer que se a Lazio não vencer, esta quarta-feira, a , o Nápoles sagra-se campeão 'no sofá'. E, se a Lazio ganhar, um empate chegará depois, quinta-feira, aos napolitanos na visita à Udinese para carimbarem o ceptro.
Assim, em Itália o interesse e a emoção parecem estar guardados para a luta pelas restantes três vagas na Liga dos Campeões 23/24: Neste momento, apenas seis pontos separam a Lazio, 2.ª classificada, da Atalanta, 7.ª da tabela. Pelo meio surgem ainda a Juventus, o Inter, o campeão em título Milan e a Roma, de José Mourinho. Note-se que Inter e Milan ainda estão nas meias-finais da Champions e poderão chegar lá por essa via, enquanto Juventus e Roma estão nas meias-finais da Liga Europa, outra via para garantir um lugar na Liga dos Campeões.
Espanha: Real voltou a escorregar e Barça está a uma vitória de recuperar o título
Em Espanha, Barcelona e Real Madrid estiveram em campo na noite de terça-feira e com sortes bem distintas. O Barça recebeu e venceu por 1-0 o Osasuna, enquanto os merengues foram ao País Basco perder por 2-0 com a Real Sociedad. Assim, com com cinco jogos por disputar para cada um dos dois gigantes espanhóis na La Liga 2022/23, o Barça lidera com 14 pontos de vantagem sobre o eterno rival.
Desta forma, o conjunto catalão poderá sagrar-se campeão já na próxima jornada (marcada para apenas daqui a duas semanas, já que neste fim de semana se joga a final da taça, entre Osasuna e Real Madrid). Se o Real Madrid não vencer, a 13 de maio, em casa, o Getafe, ou se o Barça vencer, a 14 de maio, o vizinho Espanyol.
Será o primeiro título do Barça desde 2018/19, depois de ter visto o Real ser campeão em 2019/20 e em 2021/22 e o Atlético de Madrid, pelo meio.
Quanto à luta pelas outras duas vagas na Champions, Atlético de Madrid e Real Sociedad parecem bem encaminhados para as garantirem. Os madrilenos somam 66 pontos (e até podem ultrapassar o Real, que tem 68, nesta jornada), enquanto os bascos têm 61 (mas mais um jogo disputado). Os mais diretos perseguidores são Villarreal (53 pontos) e Bétis (49 pontos).
Mais abaixo, destaque para a luta desesperada do histórico Valência pela manutenção. Neste momento está apenas dois pontos acima da linha de água. Um pouco mais acima, o Sevilha está em recuperação e até pode, ainda, chegar ao apuramento para a Liga dos Campeões se conquistar a Liga Europa (vai defrontar a Juventus nas meias-finais).
Inglaterra: City mais perto de revalidar o título, Arsenal não desarma mas pode ver sonho morrer na praia
Na Premier League, o conto de fadas do Arsenal que durou ao longo de praticamente toda a temporada parece perto de desmoronar. À data de hoje, os gunners até lideram a tabela, com dois pontos de vantagem sobre o Manchester City, depois do triunfo de terça-feira sobre o Chelsea.
Só que o problema é que o Manchester City tem dois jogos a menos disputados do que o Arsenal e, se vencer esses dois encontros, passará a ter quatro pontos de vantagem. O primeiro é já esta quarta-feira, em casa, frente ao aflito West Ham. O outro é fora de portas, com o Brighton. Ao Arsenal, que não é campeão desde meados da década de 1990, falta medir foças com Newcastle (fora), Brighton (casa), Notthingham Forest (fora) e Wolverhampton (casa). Quanto ao City, para além dos dois jogos em atraso medirá ainda forças com Leeds (casa), Everton (fora), Chelsea (casa) e Brentford (fora).
As outras duas vagas na Liga dos Campeões, essas, parecem mais ou menos garantidas por Newcastle (65 pontos em 33 jogos) e Manchester United (63 pontos em 32 jogos). Mas o Liverpool (56 pontos em 33 jogos) vem em crescendo e ainda sonha. Tottenham (em clara quebra) e Aston Villa surgem no 6.º e no 7.º lugar, ambos com 54 pontos.
Alemanha: Bayern retomou a liderança, mas não está fácil
Ao contrário dos últimos anos, esta época a Bundesliga promete emoção até ao fim. O Bayern tem titubeado bem mais do que é hábito, com instabilidade a nível de resultados e de treinadores e, apesar de ter neste passado fim de semana retomado a liderança, tem apenas um ponto de vantagem sobre o rival Borussia Dortmund.
Depois de, há duas semanas, terem deixado fugir o primeiro lugar para os de Dortmund, desta feita foi a vez de os de Munique aproveitarem um deslize do adversário direto para retomarem o topo. Neste momento, a quatro jornadas do fim, o Bayern (que vem de dez títulos de campeão consecutivo e aponta ao 11.º) soma 62 pontos, contra 61 do Dortmund.
Um pouco mais atrás, na luta pela Champions, Union Berlim e Friburgo partilham o terceiro lugar, com 56 pontos, com o Leipzig - dois pontos mais abaixo - igualmente na corrida por uma vaaga na Liga milionária.
França: PSG com dificuldades inesperadas
Na Ligue 1 esperava-se um passeio do Paris Saint-Germain rumo a mais um título, mas não está a ser bem assim. Os parisienses sofreram várias derrotas inesperadas - a mais recente no passado fim de semana, em casa, frente ao Lorient - e podem ver, sábado, o Marselha colocar-se a apenas dois pontos de distância no topo da tabela.
O Marselha visita o 3.º classificado, o Lens, e se vencer chega aos
aos 73 pontos em 34 jogos, enquanto o PSG soma 75 pontos em 33 jogos. Os parisienses - a contas com problemas disciplinares com Messi - jogam no domingo no terreno do Troyes.
O Lens, por seu lado, também ainda sonha: tem, neste momento, 69 pontos em 33 jogos. As vagas na Champions parecem destinadas a estas três equipas, com o quarto classificado, o Mónaco, a alguma distância: leva 61 pontos em 33 jogos.
Portugal: Benfica viu vantagem descer de repente, mas ainda segue na 'pole position'
Se antes da última interrupção da Liga portuguesa para os compromissos das seleções o Benfica parecia ter o título no bolso, com dez pontos de vantagem, de repente, duas derrotas das águias (frente a FC Porto e Chaves) relançaram o campeonato e a vantagem dos encarnados sobre os dragões é de agora apenas quatro pontos.
Para além disso, o Benfica parece ter um calendário mais complicado do que o rival nortenho. Já neste fim de semana, recebe o SC Braga, minhoto que, em grande forma, também ainda sonha com o título. É que em caso de vitória o Braga coloca-se a apenas três pontos das águias, que depois ainda visitam o Portimonense e o rival Sporting, antes de fecharem o campeonato em casa, com o Santa Clara.
O Braga vem de sete vitórias e um empate nas últimas oito jornadas e somam 71 pontos, contra 77 do Benfica. Para além de visitarem o Estádio da Luz vão ainda defrontar Santa Clara (casa), Boavista (fora) e Paços de Ferreira (casa).
Mais perto ainda do Benfica está o FC Porto, com 73 pontos. Tal como o Braga, os dragões somaram sete vitórias e um empate nas últimas oito jornadas e neste fim de semana visitam o Arouca. Depois recebem o Casa Pia, vão ao Famalicão e fecham o campeonato em casa com o V.Guimarães.
Já matematicamente afastado da luta pelo título mas ainda a sonhar com o terceiro lugar e uma vaga nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões está o Sporting, com 64 pontos.
Países Baixos: Feyenoord com tudo para revalidar o título
Na Eredivisie, depois de uma primeira metade de temporada pautada pelo equilíbrio, o Feyenoord, em busca do seu primeiro título de campeão desde 2016/17, foi aos poucos alargando a vantagem no topo e está agora prestes a festejar.
A quatro jornadas do fim, o conjunto de Roterdão soma mais oito pontos do que o PSV e mais 11 do que o campeão em título, o Ajax. Significa isto que até poderemos ter campeão já neste fim de semana, caso o Feyenoord vença no terreno do Excelsior e o PSV não ganhe na visita ao Sparta Roterdão.
A luta pela segunda vaga na Champions parece mais apertada: o PSV leva 65 pontos e tem atrás de si o Ajax, com 62, e o AZ, com 60.
Em resumo
Eis, então, a classificação dos primeiros lugares nas sete principais Ligas europeias:
Inglaterra (4 jornadas para o fim):
1.º Arsenal, 78 pontos
2.º Manchester City, 76 pontos (-2 jogos)
3.º Newcastle, 65 pontos (-1 jogo)
4.º Manchester United, 63 pontos (-2 jogos)
5.ª Liverpoool, 56 pontos (-1 jogo)
Espanha (5 jornadas para o fim):
1.º Barcelona, 82 pontos
2.º Real Madrid, 68 pontos
3.º Atlético de Madrid, 66 pontos (-1 jogo)
4.º Real Sociedad, 61 pontos
5.º Villarreal, 53 pontos
Alemanha (4 jornadas para o fim):
1.º Bayern, 62 pontos
2.º Dortmund, 61 pontos
3.º Union Berlim, 56 pontos
4.º Friburgo, 56 pontos
5.º Leipzig, 54 pontos
Itália (6 jornadas para o fim):
1.º Nápoles, 79 pontos
2.º Lazio, 61 pontos
3.º Juventus, 60 pontos
4.º Inter, 57 pontos
5.º Milan, 57 pontos
6.º Roma, 57 pontos
7.º Atalanta, 55 pontos
França (5 jornadas para o fim):
1.º Paris Saint-Germain, 75 pontos
2.º Marselha, 70 pontos
3.º Lens, 69 pontos
4.º Mónaco, 61 pontos
Portugal (4 jornadas para o fim):
1.º Benfica, 77 pontos
2.º FC Porto, 73 pontos
3.º Braga, 71 pontos
4.º Sporting, 64 pontos
Países Baixos (4 jornadas para o fim):
1.º Feyenoord, 73 pontos
2.º PSV, 65 pontos
3.º Ajax, 62 pontos
4.º AZ Alkmaar, 60 pontos
Comentários