Fim de semana de futebol e os portugueses lá fora voltaram a entrar em ação em alguns dos principais campeonatos.
Comecemos pela Arábia Saudita e pelo Al Nassr, de Cristiano Ronaldo e Luís Castro.
Mesmo com o regresso de CR7 após lesão, o Al Nassr foi derrotado na receção ao Al Taawon por 2-0 e soma já duas derrotas nas duas primeiras jornadas do campeonato.
Em Riade, o camaronês Léandre Tawanba abriu ao marcador para os forasteiros, aos 20 minutos, e Ahmed Bahusayn, aos 90+6 fechou a contagem. Já no dia da apresentação de Nymar, o Al Hilal de Jorge Jesus empatou a uma bola com o Al Feiha (1-1. O Al Ittihad, de Nuno Espírito Santo, bateu o Al Tai (2-0) e lidera o campeonato na Arábia Saudita.
Com Rúben Neves no onze, o Al Hilal ficou em desvantagem à passagem do minuto 15´, por intermédio do dianteiro zambiano Fashion Sakala. Abdullah Al Hamdan fez o golo do empate cinco minuto depois, mas o marcador não mais se alterou.
O conjunto de Nuno Espírito Santo resolvou a partida na segunda parte, com golos de Hamdallah, aos 54, e de Al Amri, aos 90, com o internacional sub-21 luso Jota (ex-Celtic) a ser lançado aos 75. Realizadas duas jornadas na 'milionária' liga saudita, o Al Ittihad comanda o campeonato com duas vitórias (seis pontos).
Na La Liga, João Félix continua a não ser opção no Atlético Madrid
Na La Liga, o Atlético de Madrid perdeu os primeiros pontos depois de empatar em Sevilha frente ao Bétis (0-0), num encontro em que William Carvalho e João Félix não foram opção. Félix voltou a não somar minutos, numa altura em que muito se fala de uma possível saída por empréstimo para o Barcelona.
O emblema blaugrana recebeu e bateu o Cadiz por 2-0, com os tentos a surgirem já na parte final do encontro. Pedri e Férran Torres fizeram os tentos. O Real Madrid venceu por 3-1 o Almeria com o reforço Jude Bellingham a fazer um bis. Desde Cristiano Ronaldo, em 2009, que nenhum jogador do Real Madrid tinha marcado nas duas primeiras jornadas da La Liga.
O Valência está a ter um bom início de temporada, depois do 'sufoco' em 22/23 temporada em que 'só se safou' da despromoção na última jornada do campeonato.
Com Thierry Correia e André Almeida, a equipa valenciana somou o segundo triunfo em outros tantos jogos depois de bater o Maiorca por 1-0, com um golo de Gerard Moreno.
Veja a classificação da La Liga
United marca passo frente ao Tottenham
Em Inglaterra, o Manchester United foi derrotado por 2-0 pelo Tottenham (já sem Harry Kane), com Bruno Fernandes no onze e Diogo Dalot como suplente utilizado. Pape Sarr, aos 50 minutos, colocou os ‘spurs’ na frente e o argentino Lisandro Martínez, aos 83, com um autogolo, confirmou o triunfo da equipa da casa.
O City de Pep Guardiola, que na contou com Bernardo Silva (por doença) e João Cancelo (que está de saída para o Barcelona) venceu o Newcastle por 1-0. Numa partida em que Rúben Dias foi titular o único golo da partida foi apontado por Julián Álvarez.
Já o Liverpool com Diogo Jota ainda esteve a perder frente ao Bournemouth em Anfield Road, mas deu ao volta ao texto por 3-1. O ganês Semenyo colocou os visitantes em vantagem, mas Luís Diaz (ex-FC Porto), aos 28, e o egípcio Salah, aos 36, na recarga a uma grande penalidade que o próprio falhou, foram os protagonistas da reviravolta.
O Fulham de Marco Silva e com mesmo o regresso de Palhinha teve uma tarde para esquecer depois de ter sido derrotado em casa por 3-0 frente ao Brentford. Wissa e Bryan Mbeumo, que bisou, fizeram o resultado. A equipa de Marco Silva terminou a partida com menos um, depois da expulsão de Tim Ream.
Quem continua de mal pior, e mesmo com a saída de Julen Lopetegui é o Wolverhampton. Com José Sá, Nélson Semedo, Pedro Neto, Matheus Nunes e Fábio Silva a titulares e Toti Gomes como suplente utilizado, foi goleado em casa pelo Brighton (4-1). Matheus Nunes acabou mesmo expulso nos descontos. Mitoma (16 minutos), Estupinan (46) e March (52 e 55) marcaram para os forasteiros e Hee-Chan (62) reduziu para os ‘wolves’.
Veja a classificação na Premier League
Mbappé marcou no regresso, mas PSG voltou a marcar passo
Em França, o campeão PSG, com Vitinha e Gonçalo Ramos no onze titular, equipa que ainda se procura reencontrar depois das saídas de Neymar e Messi empatou a uma bola frente ao Toulouse.
A partida ficou marcada pelo regresso de Mbappé que foi lançado aos 51´, ele que está em final de contrato com os franceses, num encontro decidido por duas grandes penalidades.
O astro gaulês abriu o ativo na marcação de uma grande penalidade aos 62´. Contudo, o Toulouse chegou à igualdade ao minuto 87´, por intermédio de Zakaria Aboukhlal, também através de castigo máximo. Danilo Pereira saiu do banco e foi lançado aos 78 minutos.
Já o português Vitinha foi decisivo no Marselha. Foi lançado ao minuto 75´ e apontou o golo do empate frente ao Metz treinado pelo antigo treinador do Sporting, Lazlo Boloni. Soglo abriu o ativo para o Marselha, Sabaly e Mukautadze deram a volta ao texto, mas o jogador português ainda conseguiu marcar o golo do empate ao minuto 82´.
O Lille de Paulo Fonseca obteve o primeiro triunfo na Ligue 1, depois de receber e vencer o Nantes por 2-0. Tiago Santos foi tutular e Ivan Cavaleiro foi suplente utilizado ainda a tempo de fazer a assistência para o segundo golo. (entrou ao minuto 71´). Os golos foram apontados por Jonathan David e Ounas.
Veja a classificação na Ligue 1
Campeão Nápoles inicia defesa do título com um triunfo
Em Itália, a Série A arrancou com um triunfo do campeão Nápoles que iniciou da melhor forma a defesa do título, depois de um triunfo frente ao Frosinone (3-1), com um bis do avançado Victor Osimhen. O dianteiro marcou aos 42 e 72 minutos. O português Mário Rui foi lançado ao minuto 76.
A Roma de José Mourinho iniciou a competição com um empate frente à Salertiana de Paulo Sousa. Andrea Belottti bisou para os romanos, Candreva fez os dois golos da Salertiana. Nos giallorossi, Rui Patrício foi titular e Renato Sanches estreou-se como suplente utilizado.
Já a Juventus bateu por 3-0 a Udinese, com golos de Chiesa (2), Vlahovic (20) e Rabiot (45+3). O avançado Beto foi titular e João Ferreira entrou ao minuto 57´.
Veja a classificação da Série A
Harry Kane estreia-se a marcar no Bayern, com Raphael Guerreiro ainda de fora por lesão
Na Alemanha, o Bayern, já com Harry Kane, abriu o ativo com assistência do inglês para Leroy Sane que viria a marcar novamente ao minuto 90´. Kane, que se estreou a marcar pelo bávaros (74´), e o francês Tel ao minuto 90+4 fecharam a contagem.
O Union Berlim, com Diogo Leite a titular, goleou o Mainzpor 4-1. O protagonista da partida foi Kevin Behrens que apontou um hat-trick. O Eintracht Frankfurt, com o português Buta lançado ao minuto 84´, ganhou por 1-0 com um tento do francês Randal Kolo Muani.
O Leipzig, com Fábio Carvalho no banco, perdeu no arranque da competição ao ser derrotado pelo Bayer Leverkusen por 3-2, numa partida em que Grimaldo foi titular.
O Wolfsburgo, com Tiago Tomás lançado ao minuto 66´, recebeu e venceu o promovido Heidenheim (2-0), com um 'bis' de Jonas Wind.
Comentários