O conflito de Israel com o Hamas provocou mexeu também com o mundo do desporto, no que toca aos compromissos das equipas e seleções israelitas. Na noite de segunda-feira, a FIFA anunciou as novas datas para os compromissos das seleções de Israel em futebol masculino e feminino.

"A pedido da UEFA e à luz das circunstâncias excepcionais envolvidas, a Mesa do Conselho da FIFA aprovou uma excepção aos artigos 1, parágrafo 6 e 1bis, parágrafo 5, do Anexo 1 do Regulamento sobre o Estatuto e Transferência de Jogadores relativamente à libertação obrigatória de jogadores. para os jogos remarcados das seleções nacionais masculina e feminina de Israel. Foi ainda decidido que isto se aplicaria com a restrição de que a dispensa obrigatória seria aplicada a um máximo de um jogador por qualquer clube não filiado a nenhuma das associações membros participantes de um determinado jogo, e que o período de dispensa começaria 2 dias antes do correspondência em questão", pode ainda ler-se no comunicado.

Assim, no que toca à qualificação para o Euro2024, Israel tinha já visto serem adiados os jogos de outubro, frente a Kosovo e Suíça, os quais foram reagendados para os próximos dias 12 e 15 de novembro.

Esses dois encontros darão então início a um ciclo de quatro jogos em apenas dez dias, com os outros dois a serem os que estavam já marcados no calendário, frente a Roménia e Andorra, a 18 e 21 de novembro. Neste momento, Israel ocupa o 3.º lugar do Grupo I, com 11 pontos em seis jogos, atrás da Suíça (15 pontos em sete jogos) e da Roménia (16 pontos em 8 jogos).

Quanto aos jogos da seleção feminina de Israel frente ao Cazaquistão, para a Liga das Nações, vão ter lugar a 23 e 26 de novembro.