O treinador Pep Guardiola recusou-se hoje a considerar o FC Barcelona favorito para o jogo de quarta-feira com o Real Madrid, relativo à primeira “mão” dos quartos-de-final da Taça do Rei de futebol.

«Favoritos? Contra o Real Madrid nunca nos podemos sentir favoritos. E se tivermos uma má tarde? E se quarta-feira nos passarem por cima? Nunca me senti favorito antes de um jogo», assegurou o técnico “culé”.

Indiferente às estatísticas, que indicam que só perdeu um de oito “clássicos” na sua carreira no banco catalão, Guardiola relembrou que «os precedentes no desporto não existem» e que nenhum treinador pode viver do que fez antes.

«Amanhã é outro dia, com um planeamento diferente, com um árbitro diferente. Os precedentes não existem, se vivêssemos disso, o futebol perderia emoção. O crédito que tens tem de ser ganho dia a dia», argumentou.

O treinador do FC Barcelona entende que, ao contrário do que defendeu hoje José Mourinho, tem muito a perder no Santiago Bernabéu e, por isso, quer tentar ganhar o jogo «com muito critério» e «jogo posicional».

Guardiola encara o “duelo” com os madridistas como uma eliminatória que dura 180 minutos: «Se pensarmos que há um jogo da segunda ‘mão’ é normal que possamos sair um pouco escaldados».

O técnico prometeu que voltará a ser corajoso no Santiago Bernabéu, porque quando se é prudente em casa do Real Madrid, «o jogo torna-se eterno» e a os adversários acabam por triturar o opositor.

Esta quarta-feira, o FC Barcelona de Pep Guardiola, segundo o próprio, será José Manuel Pinto e mais 10.

«O Pinto vai jogar porque merece, porque é um excelente guarda-redes e porque tenho muita confiança nele. Sempre que jogou esteve a um grande nível», disse, não se esquecendo de mencionar o francês Eric Abidal, «um jogador fantástico» que renovou o seu contrato com o Barça.

O campeão espanhol, europeu e mundial perdeu apenas um dos últimos 12 encontros com a equipa da capital e não sai derrotado do Bernabéu desde 2007/2008, apresentando-se em Madrid para o jogo dos quartos-de-final da Taça do Rei com um pecúlio de duas vitórias e um empate esta época, apesar do atraso de cinco pontos para os “merengues” no campeonato.