Marcelo só teve conhecimento do que era a Liga dos Campeões quando tinha 16 anos. O lateral referiu que o primeiro jogo que teve contacto da prova milionária foi uma final e que até tinha um clube português.

Numa carta aberta escrita para o site The Player's Tribune, o defesa brasileiro afirmou que o primeiro contacto que teve com a liga milionária foi o... FC Porto - Mónaco.

"Há que saber sobre mim que, até aos 16 anos, não sabia o que era a Liga dos Campeões. Estavam a ver uma partida entre o FC Porto e o Mónaco e eu perguntei: 'Que diabos é isso? Champions quê?', ao que os meus amigos responderam: 'Meu, é a final da Liga dos Campeões", afirmou o lateral, que também recorda o momento em que se recusou a ser emprestado.

"No final da minha primeira temporada [no Real Madrid], o diretor desportivo (Mijatovic) chamou-me. Cheguei, com o meu boné de basebol, à espera de uma pequena conversa. Ele disse-me que o clube queria que eu saísse por empréstimo. Queriam que ganhasse experiência, mas eu pensei que isto era o Real Madrid e que se eu fosse talvez não regressaria", começou por dizer Marcelo.

"Ele queria que eu assinasse um papel e eu só perguntei 'Se eu não assinar, não tenho que ir embora?'. Ele disse-me: 'Bom, é mesmo isso. Se não assinas, ficarás se o treinador quiser que fiques, mas acho que precisas de ganhar experiência. Pensei que teriam de de trazer a polícia para me fazer assinar por isso disse 'Ganharei experiência, eu preocupo-me com isso'. Agradeci e saí da sala."