A seleção nacional portuguesa desloca-se esta terça-feira a Glasgow para defrontar a Escócia, em jogo relativo à quarta jornada do grupo A1 da Liga das Nações.

Depois de uma importante vitória na Polónia, a equipa das quinas defronta agora um adversário contra o qual teve de suar para levar de vencida no jogo da primeira volta em Lisboa, tendo alcançado a vitória já bem perto do final.

Os escoceses precisam de obrigatoriamente vencer este jogo para ainda poderem sonhar com a qualificação. Já Portugal pode garantir desde já o apuramento, estando para esse efeito dependente do outro jogo do grupo.

Momento de forma

A Escócia chega a este encontro com três derrotas em outros tantos encontros esta temporada. Os três encontros para a Liga das Nações resultaram em três desaires, todos eles pela margem mínima, é certo, mas não deixam de ser desaires.

Assim, a formação de Steve Clarke está absolutamente obrigada a vencer Portugal esta terça-feira, isto se ainda desejar lutar pelo apuramento. Para além disso, os escoceses têm de esperar que a Polónia não ganhe à Croácia para tentar, no mínimo, lutar pelo 'playoff' de manutenção na Liga A.

O caso de Portugal é diametralmente oposto ao da Escócia. Com efeito, a equipa lusa soma por triunfos os jogos realizados na Liga das Nações, ocupando nesta altura o primeiro lugar do grupo.

Os comandados de Roberto Martínez podem mesmo assegurar a qualificação para os quartos de final no encontro desta terça-feira. Para tal, a equipa das quinas tem de fazer melhor resultado que a Polónia, sendo que tal não garante imediatamente o importante primeiro lugar no grupo.

Histórico de confrontos

Este será o 17º embate entre escoceses e portugueses. No computo geral, a equipa portuguesa leva vantagem no confronto direto, tendo somado nove triunfos nos outros 16 jogos, contra quatro da Escócia.

Contudo, o cenário muda totalmente de figura se tivermos em conta apenas jogos oficiais realizados em solo escocês. Com efeito, nas quatro vezes que Portugal jogou na Escócia em partidas de apuramento para Europeus ou Mundiais, nunca saiu vitorioso, somando duas derrotas e dois empates.

Os únicos triunfos lusos em terras escocesas aconteceram em partidas de caráter particular em 1996 e, mais recentemente, em 2018.

Da última vez que a equipa das quinas jogou na Escócia em jogos oficiais foi em 1992, em jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo de 1994. Em Glasgow, a seleção treinada por Carlos Queiroz não foi além de um empate a zero, resultado que acabou por fazer toda a diferença nas contas finais, tendo deixado a equipa das quinas fora do Mundial.

O último embate entre as duas seleções deu-se em setembro deste ano, no jogo da primeira volta do grupo A1 da Liga das Nações. No Estádio da Luz, um golo madrugador de Scott McTominay deu vantagem aos britânicos, mas Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo, ambos na segunda parte, deram a volta ao resultado.

O que dizem os treinadores

Steve Clarke, selecionador da Escócia: “Podemos competir com Portugal, mesmo sendo uma das melhores equipas do mundo. Mostrámos isso em Lisboa. Deixámos uma boa imagem. O objetivo é repetir uma exibição como essa e, com o apoio sempre fantástico do nosso público, alcançar um resultado positivo”

Roberto Martínez, selecionador de Portugal:

O árbitro

Lawrence Visser foi o escolhido para dirigir esta partida. O árbitro belga será auxiliado pelos compatriotas Rien Vanyzere e Thibaud Nijssen. A dupla de vídeo-arbitragem será formada por Bram Van Driessche e Jan Boterberg.

Esta será a primeira vez que o juiz de 34 anos dirige um encontro da seleção portuguesa. Contudo, Vissier já dirigiu um encontro de um clube luso; foi na fase de grupos da Liga Europa em 2019/2020, quando o Sporting recebeu e venceu o Rosenborg por 1-0.

O árbitro encontra a Escócia pela segunda vez. O juiz belga esteve presente na vitória dos escoceses diante da Moldávia por 1-0, jogo da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2022.