Um empate diante do Eintracght Frankfurt é quanto o Sporting precisa para estar entre as 16 melhores equipas da Liga dos Campeões, num momento difícil da equipa, após a derrota no fim de semana diante do Arouca. Os Leões até podem terminar no primeiro lugar do Grupo D mas, para isso, terão de bater os atuais campeões da Liga Europa e esperar que o Tottenham não faça o mesmo no terreno do Marselha.

Com cinco encontros disputados no Grupo D, o Sporting tem sete pontos, menos um do que os 'spurs', os mesmos do Frankfurt e mais um do que o Marselha. Caso o conjunto francês derrote o Tottenham, um empate em Alvalade deixaria o Marselha como primeiro do grupo e os restantes três clubes em igualdade com oito pontos. Nesta situação, o Sporting teria vantagem no confronto direto frente às duas outras equipas, com os 'spurs' a ficarem em terceiro e o Eintracht Frankfurt em quarto.

Se o Tottenham empatar ou vencer e houver igualdade no jogo do Sporting, os 'spurs' triunfam na 'poule' e os 'leões' passam em segundo. Se derrotar o clube alemão, o vice-campeão português poderá vencer a 'poule' se o Tottenham não vencer em França. Em caso de derrota, o Sporting ficará sempre fora da 'Champions', mas poderá seguir para a Liga Europa se o Marselha perder com o Tottenham.

Caso os ‘leões’ confirmem o ‘oitavos’, pela primeira vez o futebol português terá três equipas no grupo das 16 melhores europeias, oportunidade que também aconteceu na última época, em 2021/22, mas que o FC Porto acabou por falhar igualmente na última jornada.

Rúben Amorim tem várias baixas na equipa. Paulinho está condicionado e ainda não é certo que vá a jogo com os alemães. Luís Neto também está lesionado, tal como Morita, que falhou o jogo com o Arouca. Ainda não se sabe se o japonês irá recuperar a tempo de defrontar os atuais vencedores da Liga Europa.

Já Oliver Glasner, técnico do Eintracht Frankfurt, tem todo o plantel à disposição.

Momento de forma: O Leão está em crise

A importância do duelo com Eintracht Frankfurt já era grande, tendo em conta os ‘milhões’ e o prestigio da ‘Champions’, mas passou a ter um peso ‘gigante’ nesta primeira metade de época para o Sporting, após o desaire de sábado em Arouca (1-0) para a 11.ª jornada da I Liga.

Arouca vs Sporting
Porro desesperado pelo falhanço no remate. créditos: OCTAVIO PASSOS/LUSA

Eliminado precocemente da Taça de Portugal e agora a 12 pontos do líder Benfica na I Liga, a eliminação europeia do Sporting deixará o clube de Alvalade com um caminho penoso pela frente até ao final da temporada, com apenas a secundária Taça da Liga com possível conquista. Por isso mesmo, Rúben Amorim deverá jogar o seu futuro perante o atual quarto classificado da Bundesliga, sabendo que a apuramento trará a ‘sobrevivência’ nos próximos meses, numa época marcada por uma inédita interrupção para o Campeonato do Mundo.

O Sporting ocupa um dececionante 5.º posto na I Liga e já está a 12 pontos do Benfica, líder da prova. Em apenas 11 rondas, os Leões já sofrerarm quatro derrotas e um empate.

O Eintracht Frankfurt vem de uma derrota caseira diante do Borussia Dortmund. A equipa de Oliver Glasner ocupa o 5º posto, com 20 pontos, já que a derrota no último fim de semana atirou-os para fora da zona de Champions, em troca, precisamente com o Dortmund. Tal como o Sporting, já sofreu quatro derrotas no campeonato.

Na Champions, o Frankfurt perdeu com o Sporting mas venceu os dois jogos com o Marselha e empatou com o Tottenham.

Histórico: Este será apenas o segundo duelo entre os dois conjuntos

O Sporting vai tentar replicar o encontro da 1.ª jornada, quando foi até a Alemanha bater este mesmo Frankfurt por 3-0, com golos de Edwards, Trincão e Nuno Santos.

Na Alemanha, os Leões de Amorim aproveitaram os erros da defensiva contrária, frutos de uma forte pressão, para marcar três golos e não sofrer nenhum, numa caminhada que estava bem lançada com a vitória diante do Tottenham. As duas derrotas seguidas com o Marselha fizeram tremer o Leão que agora terá a oportunidade de corrigir os erros do passado recente e confirmar os oitavos.

O que dizem os treinadores:

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Nem falámos do empate. Temos de vencer, porque temos de ter noção do momento em que estamos. Qualquer bola que vai à nossa baliza dá em golo. Temos de não sofrer golos, marcar golos e esse fator vai entrar na cabeça dos jogadores nos últimos minutos. Seria um erro pensar no empate logo no início do jogo. Dos adeptos, espero o apoio de sempre. Não estão contentes e fazem bem porque a exigência tem de ser outra"

Oliver Glasner, treinador do E. Frankfurt: "Analisámos intensamente o Sporting, estamos preparados para este jogo decisivo sabendo que jogamos o tudo por tudo. Queremos dar uma boa resposta, vamos dar tudo para ganhar. Todos os jogos demonstraram isso. A derrota por 3-0 com o Sporting, logo a abrir, não estávamos à espera. Mas, estamos contentes por podermos estar aqui numa final que precisamos de ganhar para passar para os oitavos. Dependemos de nós e vamos jogar para ganhar."

Este encontro vai ser arbitrado pelo esloveno Slavko Vincic, árbitro de 42 anos. O árbitro esloveno será auxiliado pelos compatriotas Tomaz Klancnik e Andraz Kovacic, e as funções de videoárbitro (VAR) estarão a cargo do espanhol Juan Martínez Munuera.

O Sporting ocupa o segundo lugar do grupo D, com sete pontos, os mesmos do Eintracht, ambos atrás do líder Tottenham, que tem oito, e que à mesma hora visita o Marselha, último, com seis.

O Sporting-Eintracht Frankfurt, da última jornada do grupo D da Liga dos Campeões de futebol, será disputado no Estádio José Alvalade, esta terça-feira, a partir das 20h00. Um jogo para seguir, AO MINUTO, no SAPO Desporto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.