A fase de grupos da Liga dos Campeões regressou e logo com duas equipas portuguesas em ação. Sporting e Benfica estiveram presentes no primeiro dia de Champions e terminaram os encontros com sortes diferentes.
No Estádio da Luz, o Benfica viu o CSKA levar os três pontos do seu reduto num encontro que ficou marcado pela falta de ideias dos ‘encarnados’ e uma exibição abaixo do ‘par’ por parte do árbitro do encontro, Undiano Malleco. Os homens de Rui Vitória ainda estiveram em vantagem com um golo de Seferovic, mas os moscovitas deram a volta através de uma grande penalidade convertida por Vitinho e um golo de oportunidade de Zhamaletdinov após uma boa defesa de Bruno Varela.
Na Grécia, junto aos Pireus, melhor sorte para o Sporting que entrou da melhor forma na Liga dos Campeões com um triunfo sobre o Olympiakos por 3-2. Da tranquilidade, o clube leonino viu surgir os nervos na ponta final com dois golos de rajada dos gregos.
A formação de Jorge Jesus entrou forte e marcou praticamente no primeiro momento através de Doumbia. Perante o ambiente adverso dos campeões gregos, o Sporting manteve-se forte e ao intervalo vencia por 3-0 com Gelson e Bruno Fernandes a faturarem antes do fim dos primeiros 45 minutos. Na parte final, um Pardo inspirada ainda provocou alguns nervos com dois golos e não permitiu a “cereja no topo do bolo” para o Sporting como disse Jorge Jesus.
Longe dos portugueses houve goleadas e um único empate
A primeira jornada da fase de grupos da nova edição da Liga dos Campeões fica marcada com resultados ‘gordos’ em termos de golos. No encontro grande desta jornada europeia, o Barcelona levou de vencida a Juventus por 3-0 em Camp Nou com uma grande exibição de (surpresa) Messi. O argentino quebrou o ‘enguiço’ de não marcar golos a Buffon e logo em dose dupla. Antes, esteve na jogada que deu no golo de Rakitic que fez o 2-0.
Em Inglaterra, Manchester United e Chelsea conquistaram triunfos na estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões. Os ‘red devils’ de José Mourinho receberam e bateram o Basileia por 3-0. Fellaini, Lukaku e Rashford foram os jogadores que fizeram o gosto ao pé no encontro que deu três pontos e a liderança do grupo A ao lado do CSKA de Moscovo.
Em Stanford Bridge, o Chelsea não teve dificuldades frente ao Qarabag, estreante nesta fase da competição. A formação orientada por Antonio Conte vencia ao intervalo por 2-0 com golos de Pedro e Zappacosta. No segundo tempo, mais quatro golos para os ‘blues’ assinados por Azpilicueta, Bakayoko e Batshuayi (2x) para fechar o resultado em 6-0, a maior diferença da noite europeia de terça-feira.
Quem também goleou foi o PSG que foi à Escócia conquistar os três pontos no grupo B frente ao Celtic por 5-0. O tridente ofensivo dos parisienses (Neymar, Cavani e Mbappé) esteve em evidência com golos para cada um deles. O uruguaio foi o que mais brilhou com dois tentos enquanto Lustig, num momento de azar, fechou o resultado com um autogolo. Foi a maior derrota em casa do Celtic desde 1895 quando perderam com o Hearts por 5-0.
A fechar, Bayern de Munique também entrou com o pé direito ao bater o Anderlecht por 3-0 na Alemanha. Os germânicos foram para o intervalo a vencer por 1-0 graças ao tento de Robert Lewandowski e dilataram a vantagem no segundo tempo com golos de Thiago Alcântara e Joshua Kimmich.
Destaque ainda para o jogo entre Roma e Atlético de Madrid ainda que pela negativa. Numa ronda marcada por muitos golos, as duas equipas não foram para além de um empate a zeros no Olímpico de Roma. Apesar de o encontro ter sido disputado ninguém fez balançar as redes naquele que foi a única partida sem golos da noite europeia.
A Liga dos Campeões prossegue esta quarta-feira com os restantes encontros da primeira jornada da fase de grupos. O FC Porto é a única equipa lusa a entrar em campo quando enfrentar o Besiktas no Estádio do Dragão numa partida a contar para o grupo G.
Comentários