Esta terça-feira, a equipa de Rui Vitória perdeu em Amesterdão frente ao Ajax, por 1-0. Esta foi a segunda derrota em três jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões deste ano e o nono desaire nos últimos dez jogos da liga milionária. A vida dos 'encarnados' complica-se na Champions e o Benfica fica em risco de dizer 'adeus' à competição e aos milhões.

O apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões poderia render aos cofres das 'águias' 9,5 milhões de euros, mas para garantir a passagem à próxima fase, o Benfica tem de vencer os dois próximos jogos - com o Ajax e o AEK na Luz - e ainda pontuar frente ao Bayern de Munique.

Cada vitória neste fase da competição rende aos clubes 2,7 milhões de euros, o que dá 5,4 milhões caso a equipa de Rui Vitória consiga as duas conquistas. Já em caso de empate, cada clube tem direito a 900 mil euros. Se o Benfica vencer realmente os próximos dois jogos e empatar com o Bayern encaixa 15,8 milhões.

Mas além das finanças, o Benfica tem outro problema: o ranking da UEFA. Os 'encarnados' ocupam este ano a 19º posição, a pior das últimas nove temporadas. Em 2010/2011, os 'encarnados' ocupavam o 17º lugar da tabela, mas em três anos conseguiram subir até ao 5º. Quando Rui Vitória chegou à Luz, em 2015/2016, o Benfica estava em 6º lugar, desde então desceu 13 posições.

O Benfica fez 31 jogos na Liga dos Campeões desde que o técnico assumiu o comando da equipa. 11 vitórias, 6 empates e 14 derrotas são os resultados que levaram a equipa a 'cair' no ranking.