Manchester City, campeão inglês de futebol, e Zenit, campeão da Rússia, dois dos clubes que mais têm investido em jogadores nas últimas épocas, ficaram hoje afastados da Liga dos Campeões, após a quinta jornada da fase de grupos.

O City empatou em Manchester com o Real Madrid, 1-1, enquanto que o Zenit cedeu um empate em São Petersburgo com o Málaga, 2-2, resultados que colocam os dois emblemas "milionários" remetidos a lutar - em desvantagem - pelo acesso à Liga Europa, na sexta e última jornada.

Seis equipas apuraram-se hoje para os oitavos de final: Paris SG, Real Madrid, Borussia Dortmund, Schalke 04, Arsenal e AC Milan.

Juntam-se às sete já apuradas antes - FC Porto, Málaga, Manchester United, FC Barcelona, Valência, Bayern e Shakhtar Donetsk - pelo que o grupo dos 16 últimos está quase formando, sobrando três vagas, com o Benfica em luta direta com o Celtic por uma delas.

No estádio do Dragão, o FC Porto superou com clareza o Dinamo de Zagreb, por 3-0 (golos de Lucho Gonzalez, João Moutinho e Silvestre Varela), e manteve a liderança do grupo A, agora com 13 pontos.

Também apurado ficou o Paris Saint-Germain, que tem 12 pontos, após bater o Dinamo Kiev por 2-0, com um bis do argentino Lavezzi. Miguel Veloso foi titular pelo Dinamo de Kiev, que cai para a Liga Europa.

Para a Liga Europa desce também o Olympiacos, de Leonardo Jardim, com Paulo Machado na equipa. Perdeu por 1-0 com o Schalke 04 (golo de Fuchs).

Os alemães lideram o grupo B, com 11 pontos, contra 10 do Arsenal, que bateu o Montpellier por 2-0 (Wishere e Podolski).

No grupo C, o surpreendente Málaga, de Eliseu e Duda, chegou a estar a ganhar por 2-0 na Rússia aos nove minutos, com os golos de Buonanotte e Fernandez, mas permitiu ao Zenit o empate, com golos do português Danny e Faizulin.

Bruno Alves, outro internacional luso, também foi titular pelo Zenit e viu o cartão amarelo.

O Málaga ganha o grupo, com 13 pontos, seguido pelo AC Milan, com oito. Os italianos em Bruxelas aplicaram 3-1 ao Anderlecht (golos de El Sharawy, Mexes e Pato, para os milaneses, e Sutter, para os belgas).

Mourinho também tem razões para sorrir, já que o Real Madrid impôs a divisão de pontos em Manchester - o golo de Benzema apenas foi respondido com um tento de Kun Aguero, pelo que o 1-1 final favorece a equipa campeã de Espanha, que chega aos oito pontos, a três do Borussia Dortmund, que assim tem já garantida a vitória no grupo D.

Cristiano Ronaldo, Pepe e Fábio Coentrão foram hoje os portugueses do Real.

Em Amesterdão, o Dortmund goleou por 4-1 (Reus, Gotze e dois de Lewandowski, para os visitantes, Hoesen para o Ajax) e recebe o City na última jornada, para garantir o primeiro lugar.

As equipas dos grupos A a D voltam a jogar a 4 de dezembro, com todos os lugares de apuramento para os "oitavos" definidos, faltando apenas saber quem se junta a Olympiacos e Dinamo de Kiev na descida para a Liga Europa. Anderlecht e Ajax levam vantagem sobre Zenit e Manchester City, respetivamente.